Os temporais que caíram no fim de semana no Sul do Espírito Santo causaram destruição em Vargem Alta, Guaçuí e Castelo, com alagamentos, deslizamentos de terra e estradas interrompidas. Equipes das Defesas Civis municipais já estão atuando no atendimento à população afetada.
Por meio de nota, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vargem Alta informou que a forte chuva que atingiu o município na sexta-feira (3) provocou transbordamento do Rio Fruteiras e Rio Novo, deslizamento de barreiras e interrupção de estradas.
As comunidades mais afetadas foram Taquarussu, Ardisson, Fruteiras Nova, Pombal e Pedra Branca. Segundo a prefeitura, outras áreas também foram afetadas.
Em Taquarussu, uma aposentada de 92 anos foi resgatada com vida por vizinhos após ter a casa soterrada em um deslizamento de terra. Ela foi transportada numa rede e encaminhada ao pronto-atendimento da cidade. A idosa foi transferida para a Santa Casa Cachoeiro, onde está internada em estado estável após ter quebrado as duas pernas.
Em Pombal 2, o rolamento de um bloco atingiu uma residência, ferindo uma pessoa, que teve pequenas escoriações.
Foram registrados alagamentos, inundações, danos estruturais e prejuízos materiais, destruição de residências. Uma pessoa ficou ferida, mas não houve vítimas. Segundo a Defesa Civil, sete casas foram destruídas, uma residência interditada. Há 52 pessoas desalojadas.
Por conta de queda de barreiras, a prefeitura contou com o apoio da Superintendência Regional do DER de Cachoeiro de Itapemirim na limpeza e desobstrução da ES 164. A Prefeitura de Rio Novo do Sul cedeu um caminhão pipa para ajudar na limpeza das casas e vias. A Polícia Militar também deu apoio neste trabalho.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Os acessos a propriedades rurais no município também foram afetadas e a prefeitura informou que os serviços de desobstrução das vias estão em andamento.
Mais chuva em Guaçuí
Em Guaçuí, uma chuva torrencial que caiu no sábado (4) trouxe muitos transtornos para a população na zona urbana e rural. O volume de água foi maior do que o previsto e caiu durante horas, fazendo córregos transbordarem, além de deixar ruas alagadas e prejuízos para moradores.
A região mais atingida foi a do Vale do Sol. Também houve problemas nos bairros Santa Cecília e Palmeira. Não houve queda de energia nem interrupção do sinal de telefonia.
Equipes da Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando desde domingo para desobstruir locais em que houve desmoronamento e fazer a limpeza da lama em vários pontos.
“Já mapeamos todos os locais onde a chuva causou problemas, estamos trabalhando para resolver o que é mais urgente e na segunda-feira (6) estaremos desde cedo trabalhando para solucionar todas as situações”, afirma o secretário Marcello Lougom Rodolfo.
Em Castelo, quedas de barreiras interditaram a estrada no distrito de Patrimônio do Ouro. Também houve deslizamentos de terra na localidade de Córrego da Prata. Uma casa foi interditada e duas pessoas se abrigaram em casas de parentes. Uma ponte foi parcialmente destruída, deixando uma família isolada por algumas horas. Os dados foram fornecidos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo segue instável nesta segunda-feira (6), mas com mais aberturas de sol no Espírito Santo. A previsão é de ar abafado e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.