O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) iniciou a recuperação dos processos que foram afetados pela enchente que atingiu a Comarca de Iconha em 17 de janeiro. Mais de 700 processos serão limpos e higienizados graças ao trabalho solidário e gratuito de empresa Pró-Memória Serviços Ltda.
O contrato entre o Tribunal de Justiça e a empresa foi firmado no último dia 10, e os trabalhos tiveram início no dia seguinte (11), com o recolhimento dos processos que precisavam ser recuperados.
O coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, Fábio Buaiz de Lima, explicou que o trabalho consiste na secagem, higienização das folhas, uma a uma, com uso de material apropriado, e remontagem dos processos, com colocação de capa plástica e colchetes novos, que serão fornecidos pelo Tribunal de Justiça.
De acordo com o contrato, disponibilizado no Diário da Justiça no dia 12 de fevereiro, o prazo para a execução dos serviços é de 100 dias, mas os processos que já estiverem prontos retornarão para a Comarca de Iconha semanalmente.
O acompanhamento do serviço será feito pelo coordenador da Gestão da Informação Documental e pelo arquivologista do TJES Adelair de Mattos Dutra, que também foi o servidor responsável pela visita técnica ao Fórum de Iconha logo após a enchente que atingiu o município, provocando danos aos processos que precisaram ser recuperados.