A cidade de Vargem Alta confirmou nove casos de leptospirose no município, após a enchente de janeiro que inundou casas e lojas, deixando um rastro de destruição. Até o momento, 115 notificações foram feitas à Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os registros está o da sindicalista Maria da Penha Chiesa, 64 anos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Vargem Alta (Sindiva), que morreu na madrugada de quarta-feira (11), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa Cachoeiro, com suspeita da doença. O caso dela ainda não foi confirmado como leptospirose, pois o resultado do segundo exame não saiu.
Não é incomum casos de doenças infecciosas após enchentes. A cidade de Vargem alta foi bastante castigada neste sentido, visto que só no mês de janeiro o município passou por três enchentes.
Em entrevista ao Portal Dia a Dia ES, o gerente de Vigilância da Saúde de Vargem Alta, Jhonata Scaramussa, explicou que o protocolo para os casos suspeitos de leptospirose é que o exame seja sempre feito duas vezes.
“Passamos por três enchentes no nosso município no mês de janeiro. Foram nos dias 4, 17 e 23. Desde então, já foram notificados 115 casos suspeitos de leptospirose, dos quais 9 foram confirmados e 63 já foram descartados. Ainda estamos esperando pela chegada do segundo exame de Penha Chiesa e de todas as outras pessoas que ainda não foram refeitos”, disse.
Segundo o gerente, as amostras são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) para análise.
A doença
A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes. É causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e também de outros animais como boi, porco, ovelhas e etc.
É importante ficar atento aos sintomas. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômito, diarreia e tosse.
A doença é tratável, principalmente se diagnosticada logo, mas pode evoluir, em casos específicos, para formas mais graves, comprometendo os pulmões e os rins e causando a morte do paciente.
Com informações de Daniel de Paula