sáb 4/maio/2024 14:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Doação de sangue. Foto: Heci

Hospital alerta para queda nas doações de sangue em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O isolamento social recomendado pelas autoridades por conta da pandemia de coronavírus atingiu em cheio um setor que necessita das pessoas para salvar vidas: o de doação de sangue, que registrou queda no número de coletas.

O banco de sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) continua recebendo os doadores, uma vez que faz o fornecimento de sangue e seus componentes para todos os seus pacientes e instituições de saúde dos municípios vizinhos.

“O nosso quantitativo de doadores tem diminuído muito nesses últimos dias devido ao coronavírus. É claro que precisamos nos cuidar, mas nossos pacientes continuam precisando de transfusão”, afirma a assistente social Tatiana Alemonge, que também é responsável pela captação de doadores do banco de sangue do Heci.

Segundo Tatiana, o número de doações, que costumava variar entre 30 e 40 por dia, não tem chegado a 15. “Pensando nisso, pedimos a população que não deixe de vir doar, mas respeitem as restrições”, disse.

Antes de comparecer ao banco de sangue, como forma de reduzir a circulação de não doadores e para evitar aglomeração de pessoas no local, a equipe recomenda:

• Não venha acompanhado, principalmente com crianças e idosos ou por pessoas apresentando sintomas gripais; procure orientação ligando para o banco de sangue caso queira vir em grupo maior que 6 pessoas para doação para evitar aglomerações, o que não é recomendado nesse período.

• Doadores que forem tomar a vacina contra a influenza poderão realizar a doação antes ou 48 horas após a vacinação. Já aqueles doadores que foram imunizados contra o sarampo poderão fazer a doação 28 dias após a vacinação.

• Candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que tiveram diagnóstico clínico/laboratorial ou com casos suspeitos em avaliação do coronavírus serão considerados inaptos por 30 dias.

• Candidatos que apresentam resfriado comum, sem história de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas provenientes dessas áreas: apto 7 dias após o término dos sintomas.

• Demais critérios serão avaliados individualmente de acordo com as legislações vigentes. Caso tenha alguma dúvida relacionada à doação de sangue, os telefones de contato são: (28) 3526-6232 ou (28) 3526-6234.

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais