O Espírito Santo passou a ter transmissão comunitária do coronavírus. A informação foi divulgada em rede social pelo governador Renato Casagrande na tarde desta segunda-feira (30).
“Registramos os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus no Espírito Santo. Isso ocorre quando não há como identificar a origem da contaminação. Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados. Entramos no mesmo estágio de transmissão de São Paulo e Rio de Janeiro”, disse o governador.
Casagrande também concedeu entrevista coletiva por videoconferência à imprensa em que voltou a defender a necessidade de realizar mais testes na população para traçar uma radiografia mais precisa da propagação do vírus no Espírito Santo.
“Precisamos testar mais. Ainda não temos testes. Estamos comprando e ganhando alguns. Nesta semana esperamos fazer pelo menos 500 testes por dia. O Ministério da Saúde nos envia 800 testes por semana. Agora conseguimos adaptar nosso laboratório. Pedimos ao ministério que reforce a nossa situação. Precisamos testar o máximo para fazer o Espírito Santo uma radiografia do comportamento do vírus para planejar o número de leitos hospitalares”, disse Casagrande.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, os três primeiros casos de transmissão comunitária foram registrados em Vila Velha, na Região Metropolitana.
O governador voltou a defender o isolamento social principalmente agora que a transmissão da Covid-19 passou a ser comunitária.
“Isolamento social tem que se ampliar. O cuidado que as pessoas têm que ter na relação interpessoal deve ser maior. Você não imagina o vetor. Às vezes você imagina uma pessoa próxima. É importante que a gente alerte a população para os cuidados serem redobrados na nossa vida pessoal, familiar, na hora que vamos ao supermercado, à farmácia, acessar um ônibus”, disse Casagrande.