sex 3/maio/2024 09:45
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Alessandro de Paula

MP notifica prefeito de Cachoeiro a revogar a reabertura do comércio. Ele acata

redacao
Redação Dia a Dia

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) notificou o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, para que revogue imediatamente decreto 29.386 que permite a reabertura de parte do comércio da cidade.

Em especial, o Ministério Público cita o trecho do decreto que autoriza a abertura de todo comércio em regime de entrega e retirada de produtos, bem como a venda de produtos religiosos.

A notificação foi assinada pelo promotor de Justiça de Cachoeiro, Cleto Vinícius Vieira Pedrollo, seguindo orientação do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus, uma força tarefa criada para esse período de crise.

Na avaliação do Ministério Público, o decreto publicado pelo prefeito na sexta-feira (3) está em desacordo com o decreto estadual 4.605-R, de 20 de março, que restringe o comércio no período da pandemia.

Na notificação, o órgão alerta ainda o prefeito para que não sejam expedidos novos decretos que estejam em desacordo com o decreto publicado pelo governador Renato Casagrande.

O MPES justifica a medida afirmando que o Estado já tem cinco óbitos – na verdade já foram registrados seis óbitos – e que só em Cachoeiro de Itapemirim há um caso confirmado e 10 suspeitos.

 

Prefeitura de Cachoeiro vai emitir novo decreto atendendo MP

Em reunião realizada na manhã deste domingo (5), por videoconferência, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, decidiu, juntamente com representantes de entidades do comércio, pela publicação de novo decreto que altera parte do decreto 29.386/20, publicado na última sexta (3).

Na nova proposta, o comércio poderá trabalhar somente por delivery, modalidade já liberada pelo Governo do Estado, sem a possibilidade de retirada de produtos na loja. Também foi suspensa a abertura de lojas para vendas de produtos religiosos.

Seguindo o decreto estadual, estabelecimentos autorizados a abrir mediante restrições, como os restaurantes, terão o horário estendido: das 10h às 16h e não até as 15h, como constava no decreto anterior do município.

A pauta foi debatida com representantes da CDL, Acisci e Pró-Varejo, a partir de Notificação Recomendatória do Ministério Público, emitida no sábado (4), solicitando que o município revogue o decreto atual nas disposições normativas que estão em conflito com o decreto estadual, especialmente, nas permissões flexibilizadas ao comércio de Cachoeiro.

“A Acisci recebe com preocupação as intervenções do MPES no decreto municipal, que buscava distender as proibições relativas ao funcionamento, ainda que limitado, do setor comercial”, destacou o diretor da Acisci, Orlando Noaves Filho.

“Todos os esforços estão sendo concentrados na saúde da população e também na saúde econômica do município, visando a manutenção dos negócios e dos empregos”, ressaltou o prefeito.

Ele, no entanto, complementou: “O Ministério Público entende de outra forma. Vamos nos adequar e continuar tratando com as partes envolvidas, de forma a caminhar junto, nunca em oposição”, afirmou.

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais