Depois de 25 dias de portas fechadas, comerciantes de Cachoeiro de Itapemirim e de outras nove cidades do Sul do estado decidiram se organizar e ainda nesta quarta-feira (15) pretendem entregar uma carta ao governador Renato Casagrande pedindo a reabertura do comércio.
Na terça-feira (14) pela manhã o grupo formado por representantes de 10 associações comerciais se reuniu na sede da Associação Comercial Industrial e de Serviços (Acisci) de Cachoeiro, onde ficou decidido o empenho para a retomada das atividades.
“Queremos conversar, sensibilizar o governador sobre a necessidade de reabertura das lojas, que deverão se atentar para todas as normas de proteção”, explicou o diretor de marketing da Acisci, Juarez Marqueti.
Entre os cuidados, Juarez explicou que o comerciante deve garantir que todos atendentes utilizem máscaras, além de disponibilizar álcool. Outra medida para evitar aglomerações é limitar o número de clientes na loja ao total de atendentes.
Na avaliação de Juarez, já existem lojistas fechando seus comércios e o número vai se agravar, caso a suspensão continue. A estimativa da Acisci é de R$ 4 milhões de prejuízo diário, chegando a R$ 100 milhões desde o dia 21 de março, quando as lojas foram fechadas em Cachoeiro.