sex 3/maio/2024 16:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vereadores divulgaram nota oficial. Foto: Câmara de Cachoeiro

Câmara de Cachoeiro considera inadmissível demissão de professores

redacao
Redação Dia a Dia

Durante uma reunião na manhã desta quinta-feira (16), vereadores da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim decidiram formar uma comissão para tratar da demissão de 1.391 professores em designação temporária e 146 estagiários do município durante a pandemia de coronavírus.

A primeira providência foi a solicitação de reunião, em caráter de urgência, com as secretarias responsáveis.

“Em relação à demissão dos professores em designação temporária e estagiários pela Prefeitura de Cachoeiro, a Câmara Municipal comunica que já solicitou à Secretaria de Governo do Executivo uma reunião em caráter de urgência com o Secretário Municipal de Fazenda e com a Secretária Municipal de Educação para tratar do assunto”, diz a nota oficial divulgada pela Câmara, que afirmou ser inadmissível a demissão de tantos trabalhadores em momento tão difícil.

Demissões na Educação

As demissões foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Educação na manhã de quarta-feira (15). A suspensão das aulas na rede municipal de ensino em 17 de março e os ajustes financeiros impostos pela administração por conta da pandemia de coronavírus foram apontados pela secretaria como razões que motivaram as demissões.

A secretaria alega que o desligamento provisório dos contratados permitirá uma economia de aproximadamente R$ 2,5 milhões, dinheiro que será utilizado para diminuir o impacto financeiro negativo dentro da própria área da educação.

Horas mais tarde, a prefeitura informou que elaborou um projeto de lei que altera a atual lei de contratação temporária, para garantir aos professores em designação temporária recém-desligados o retorno às escolas, após fim da suspensão das atividades da prefeitura, devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com a administração municipal, a proposta será enviada à Câmara Municipal nos próximos dias para ser analisada pelos vereadores.

Confira a nota da Câmara

“Nota oficial

Em relação à demissão dos professores em designação temporária e estagiários pela Prefeitura de Cachoeiro, a Câmara Municipal comunica que já solicitou à Secretaria de Governo do Executivo uma reunião em caráter de urgência com o Secretário Municipal de Fazenda e com a Secretária Municipal de Educação para tratar do assunto.

Na pauta, a busca de informações dos repasses feitos pelos Governos Estadual e Federal para o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação, para verificar se houve queda no montante transferido. Paralelo a isso, a Câmara está formando uma Comissão para acompanhamento dos trabalhos relativos a esse assunto, para avaliar junto à Prefeitura a possibilidade de reversão dessa decisão, já que considera inadmissível a demissão de tantos trabalhadores em momento tão difícil.

Informa que mesmo estando à disposição do Poder Executivo para discutir alternativas e somar esforços diante dessa pandemia, em nenhum momento foi acionada para tal. A Câmara de Cachoeiro continua firme e atenta no propósito de defender os interesses da população cachoeirense, como fez em toda essa Legislatura.”

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais