seg 29/abril/2024 09:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Guaçuí é uma das cidades que entrou na área de risco alto de propagação da Covid-19. Foto: Comunicação Guaçuí

Após 2º caso de Covid-19, Guaçuí torna uso de máscaras obrigatório

redacao
Redação Dia a Dia

Após a confirmação do segundo caso de coronavírus na cidade, a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, assinou nesta quarta-feira (22) o Decreto 11.375 que torna obrigatório o uso de máscara facial durante o deslocamento de pessoas em todo o município, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas.

Este novo decreto altera o Decreto 11.338/2020 que declarou situação de emergência de saúde pública no município em razão da pandemia de Covid-19. A nova determinação está publicada no site da prefeitura, no link sobre Coronavírus.

De acordo com o texto, foi acrescentado um novo artigo no decreto novo, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo território de Guaçuí até o fim da validade enquanto durar o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto à Covid-19. O Decreto 11.338 que declarou situação de emergência de saúde pública no município de Guaçuí foi publicado no dia 18 de março.

A decisão pela obrigatoriedade do uso de máscaras foi tomada, segundo a prefeita Vera Costa, diante da confirmação de dois casos de Covid-19 em Guaçuí.

“Essa é mais uma medida que busca preservar a vida e a saúde de nossa gente e é muito importante que as pessoas entendam a importância, em primeiro lugar, de ficar em casa, em isolamento social, mas se precisar sair, é mais importante ainda usar as máscaras e manter o distanciamento social em qualquer situação”, completa.

A prefeita também lembra que é importante a higienização diária, lavando as mãos com água e sabão, usando álcool em gel, lavando as roupas que usou durante aquele dia e tomando banho sempre que voltar para casa, sem esquecer de lavar os cabelos.

Segundo caso confirmado

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) o segundo caso confirmado nesta quarta-feira na cidade é o de uma mulher, de 39 anos, moradora do bairro Manoel Monteiro Torres.

Ela se encontra em isolamento social, na sua residência. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí, as pessoas que tiveram contato com essa paciente estão sendo monitoradas, assim como ela, para acompanhar seu estado de saúde.

O primeiro caso registrado na cidade é o de um profissional da saúde, com pouco mais de 30 anos, morador do Centro e que já estava em isolamento em sua residência, desde que apresentou sintomas.

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

Leia mais