qui 2/maio/2024 08:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Bolsonaro durante pronunciamento, ao lado de seus ministros. Foto: Carolina Antunes/PR

Bolsonaro diz que Moro topou troca de diretor por indicação ao STF

redacao
Redação Dia a Dia

Durante pronunciamento na tarde desta sexta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, disse a ele que aceitaria a troca do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em novembro, depois que fosse indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

Ao pedir demissão durante a manhã, Moro afirmou que foi surpreendido pela exoneração de Valeixo a pedido, disse que não assinou a demissão e apontou interferência política do presidente na condução do processo.

“Já que ele falou em algumas particularidades mais de uma vez, o senhor Sergio Moro disse para mim: você pode trocar o Valeixo, sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar para o Supremo Tribunal Federal. Me desculpe, mas não é por aí. Reconheço as suas qualidades em chegando lá, se um dia chegar, pode fazer um bom trabalho mas eu não troco. E outra coisa, é desmoralizante para um presidente ouvir isso, mais ainda externar”, declarou Bolsonaro.

Leia mais: Moro pede demissão e diz que Bolsonaro queria mexer na PF para ter acesso a relatórios

Ao lado de todos os seus ministros, Bolsonaro disse que ligou para o delegado Valeixo e que este teria concordado em aceitar a exoneração a pedido, conforme foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta.

Interferência na PF

Bolsonaro afirmou que não precisa de autorização para trocar qualquer integrante do Poder Executivo.

“Falava-se em interferência minha na PF. Oras bolas, se posso trocar ministro, por que não posso, de acordo com a lei, trocar o diretor da PF? Não tenho que pedir autorização para ninguém para trocar diretor ou qualquer outro que esteja na pirâmide hierárquica do Poder Executivo”, declarou.

O presidente declarou que pedia a Moro um relatório diário sobre atividades da Polícia Federal, com o intuito de poder tomar decisões.

“Sempre falei para ele: ‘Moro, não tenho informações da PF. Eu tenho que ter, todo dia, um relatório do que aconteceu, em especial nas últimas 24 horas, para poder decidir o futuro da nação’. Nunca pedi a ele o andamento de qualquer processo, até porque a inteligência, com ele, perdeu espaço na Justiça, quase que implorando informações. E assim eu sempre cobrei informações dos demais órgãos de inteligência do governo, como a Abin, que tem à frente um delegado da PF”, declarou Bolsonaro.

Marielle x atentado

O presidente disse ainda que a Polícia Federal se preocupou mais em identificar os autores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) do que apurar o atentado contra ele durante a campanha presidencial.

“A PF mais se preocupou com a Marielle do que com o seu chefe supremo. Eu acho que todas as pessoas de bem no Brasil querem saber – entendo senhor ex-ministro, entre o meu caso e o da Marielle, o meu está muito menos difícil de se solucionar”, afirmou. “Acredito que a vida do presidente da República tem significado. Isso é interferir na Polícia Federal?”, complementou.

Bolsonaro respondeu à acusação de Moro de que queria trocar o delegado da PF para ter acesso a relatórios de investigação.

“Nunca pedi para ele para que a PF me blindasse onde quer que fosse”, disse.

Em sua fala, Bolsonaro disse que Moro tem compromisso “com o próprio ego”, “consigo próprio” e “não com o Brasil”, e classificou as falas de seu ex-ministro como infundadas.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais