sáb 27/abril/2024 19:26
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Álcool gel deve ficar disponível para higiene das mãos. Foto: Marcello Casal Jr./ABR

Estudo aponta que 82,7% dos brasileiros aderiram a práticas de higiene com a Covid-19

redacao
Redação Dia a Dia

Estudo inédito do Ministério da Saúde apontou que as práticas de higiene recomendadas para a prevenção da Covid-19 são seguidas por 82,7% da população brasileira. Oito em cada dez pessoas afirmaram ter adotado o hábito de lavar as mãos regularmente com água e sabão ou higienizá-la com álcool gel.

Os brasileiros também estão seguindo as recomendações sobre a limpeza de superfícies e objetos de uso comum e coletivo. De acordo com o estudo, as mulheres adotaram mais os hábitos do que os homens, 87,3%. Já entre os homens o percentual chegou a 77,7%.

Os dados são da primeira edição da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico Covid-19 (Vigitel) do Ministério da Saúde.

De acordo com a médica infectologista, Joana Darc Gonçalves da Silva, os hábitos de higiene são fundamentais para evitar a doença. No entanto, ela ressalta que é preciso ser feito de forma adequada.

“Lavar as mãos não é só molhar as mãos. É lavar adequadamente. Gastar aí 20 segundos para poder higienizar direitinho na palma, o dorso, no punho e entre os dedos ou usar o álcool em gel com a mesma técnica. E isso tem que ser sempre que você tocar uma superfície, varias vezes ao dia. Porque muita gente pega algumas doenças porque através das mãos toca em alguma superfície e passa a mão na boca, no nariz e no olho. E é aí que a gente se infecta”.

O estudo apontou ainda que 66,3% da população brasileira aderiram as práticas complementares de higiene, que vão desde o não compartilhamento de objetos de uso pessoal a trocar de roupas e sapatos ao chegar em casa.

A infectologista, Joana da Silva, lembra ainda da importância do distanciamento social. Ela destaca que é importante lembrar que o vírus é transmitido por gotículas.

“A gente espelhe gotículas quando a gente fala, quando a gente tosse.  Então, essas gotículas que a gente espelhe, mesmo que você não veja, elas atingem uma distância de até um metro e meio ou dois metros. Então, eu preciso manter uma distância segura das outras pessoas. Eu preciso proteger o próximo quando eu falo e eu preciso me proteger também para evitar de transmitir infecções para os outros”.

A primeira edição da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico Covid-19 (Vigitel), destacou ainda que 90,9% dos brasileiros entrevistados informaram ter aderido alguma ação de isolamento social indicada pelo gestor municipal.

Entre as ações, sair de casa apenas o necessário, evitar aglomerações de pessoas ou lugares muito cheios e o contato próximo com outras pessoas, como cumprimentos ou abraços.
Durante a pesquisa foram entrevistadas 2 mil pessoas em todo o país com 18 anos ou mais.

Fonte: Agência do Rádio

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais