qui 2/maio/2024 07:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Anne Kiister é especialista em radioterapia. Foto: Julia Terayama/IRV

Pandemia reduz em mais de 50% diagnósticos e tratamentos de câncer

redacao
Redação Dia a Dia

A procura por exames de diagnóstico e tratamentos de câncer teve uma redução acima de 50% desde o início da pandemia de coronavírus. Por conta do medo de contrair a Covid-19, muitas pessoas estão deixando de ir ao médico e de fazer os acompanhamentos necessários.

No Espírito Santo, um dos reflexos dessa situação é que tratamentos oncológicos não estão sendo iniciados. De acordo com o gerente do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Vilmar Ribeiro, a clínica registrou uma redução no volume de atendimentos de novos pacientes desde o início da quarentena.

“Tivemos uma queda em torno de 45% no número de pacientes em início de tratamento durante a pandemia”, disse Vilmar Ribeiro.

Para a radio-oncologista Anne Karina Kiister Leon, os cuidados oncológicos não podem parar ou serem postergados, uma vez que a doença é crônica e pode até matar.

“O risco de adiar o início do tratamento é ele se tornar mais difícil para a pessoa, pois o tumor pode ficar maior. A orientação é o paciente receber todos os cuidados oncológicos e continuar sua investigação, seus exames de seguimento, sem se esquecer da prevenção à Covid-19: lavar bem as mãos, usar máscara, passar álcool gel, evitar aglomeração, chegar à clínica somente no horário de atendimento e ir logo embora assim que terminar a sessão. E sempre que tiver dúvida, perguntar ao médico assistente”, orienta Anne Kiister.

Diagnósticos

Já os diagnósticos de câncer tiveram uma redução entre 50% a 90% no Brasil nos últimos dois meses, por causa da pandemia de coronavírus. A estimativa foi feita pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que apontam que ao menos 50 mil pessoas desconhecem que estejam com alguma neoplasia. As cirurgias caíram em torno de 70%.

Somente no A.C. Camargo Cancer Center, hospital de referência em São Paulo, a redução de exames chegou a 87% e de novos pacientes, 65%.

“Basicamente são dois motivos que explicam essa situação. Um deles é o medo de contrair o coronavírus. Com isso, as pessoas acabam deixando exames preventivos e de rotina para frente. A outra razão é que muitos serviços médicos estão trabalhando com redução de pessoal e de procedimentos. Então, eles atendem menos pacientes e diagnosticam menos”, explica Anne Kiister.

De acordo com a médica, a consequência da falta de diagnóstico é que tumores acabam sendo descobertos em estágios mais avançados. Nestes casos, tratamentos com intuito curativo já não são mais eficazes, e as opções ficam mais restritas e agressivas.

“A orientação é que as pessoas observem quais são as alterações no próprio corpo e que procurem atendimento médico, fazendo seus exames de prevenção, de seguimento oncológico. Não dá para parar o tratamento porque o câncer continua crescendo, se desenvolvendo. É importante preveni-lo ou tratá-lo de forma mais inicial possível”, afirma a especialista.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais