dom 22/dezembro/2024 19:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Anne Kiister é especialista em radioterapia. Foto: Julia Terayama/IRV

Pandemia reduz em mais de 50% diagnósticos e tratamentos de câncer

redacao
Redação Dia a Dia

A procura por exames de diagnóstico e tratamentos de câncer teve uma redução acima de 50% desde o início da pandemia de coronavírus. Por conta do medo de contrair a Covid-19, muitas pessoas estão deixando de ir ao médico e de fazer os acompanhamentos necessários.

No Espírito Santo, um dos reflexos dessa situação é que tratamentos oncológicos não estão sendo iniciados. De acordo com o gerente do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Vilmar Ribeiro, a clínica registrou uma redução no volume de atendimentos de novos pacientes desde o início da quarentena.

“Tivemos uma queda em torno de 45% no número de pacientes em início de tratamento durante a pandemia”, disse Vilmar Ribeiro.

Para a radio-oncologista Anne Karina Kiister Leon, os cuidados oncológicos não podem parar ou serem postergados, uma vez que a doença é crônica e pode até matar.

“O risco de adiar o início do tratamento é ele se tornar mais difícil para a pessoa, pois o tumor pode ficar maior. A orientação é o paciente receber todos os cuidados oncológicos e continuar sua investigação, seus exames de seguimento, sem se esquecer da prevenção à Covid-19: lavar bem as mãos, usar máscara, passar álcool gel, evitar aglomeração, chegar à clínica somente no horário de atendimento e ir logo embora assim que terminar a sessão. E sempre que tiver dúvida, perguntar ao médico assistente”, orienta Anne Kiister.

Diagnósticos

Já os diagnósticos de câncer tiveram uma redução entre 50% a 90% no Brasil nos últimos dois meses, por causa da pandemia de coronavírus. A estimativa foi feita pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que apontam que ao menos 50 mil pessoas desconhecem que estejam com alguma neoplasia. As cirurgias caíram em torno de 70%.

Somente no A.C. Camargo Cancer Center, hospital de referência em São Paulo, a redução de exames chegou a 87% e de novos pacientes, 65%.

“Basicamente são dois motivos que explicam essa situação. Um deles é o medo de contrair o coronavírus. Com isso, as pessoas acabam deixando exames preventivos e de rotina para frente. A outra razão é que muitos serviços médicos estão trabalhando com redução de pessoal e de procedimentos. Então, eles atendem menos pacientes e diagnosticam menos”, explica Anne Kiister.

De acordo com a médica, a consequência da falta de diagnóstico é que tumores acabam sendo descobertos em estágios mais avançados. Nestes casos, tratamentos com intuito curativo já não são mais eficazes, e as opções ficam mais restritas e agressivas.

“A orientação é que as pessoas observem quais são as alterações no próprio corpo e que procurem atendimento médico, fazendo seus exames de prevenção, de seguimento oncológico. Não dá para parar o tratamento porque o câncer continua crescendo, se desenvolvendo. É importante preveni-lo ou tratá-lo de forma mais inicial possível”, afirma a especialista.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress