A cidade de Marataízes, a segunda com maior número de casos de coronavírus no Sul do Espírito Santo, iniciará sua participação no Inquérito Sorológico da Covid-19 do governo do Estado. Os testes começam nesta quarta-feira (27) e profissionais de saúde do município passaram por um treinamento.
Marataízes integra o levantamento na 2ª etapa, nos dias 27, 28 e 29 de maio; e na 4ª etapa, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho.
O Inquérito Sorológico identifica quem já teve contato com o novo coronavírus. Os moradores sorteados se submetem ao teste rápido da Covid-19. O sorteio é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O levantamento terá a duração de dois meses e ocorrerá em 27 municípios capixabas, com as testagens sendo feitas em quatro momentos. Cada amostragem terá entre 5 mil e 6,5 mil pessoas testadas em todos os 27 municípios que participarão do estudo e o intervalo entre cada uma será de 15 dias.
Marataízes possui 161 casos confirmados de coronavírus, com 9 óbitos e 56 curados, segundo dados do painel Covid-19 do governo do Estado desta segunda-feira (25).
Como será o trabalho
Em Marataízes serão visitadas 120 residências, sendo 40 para cada uma das três equipes que atuarão no trabalho. Os profissionais apresentarão um crachá pra devida identificação como profissional do Inquérito Sorológico.
Um sorteio é realizado para definir as casas que são visitadas pelas equipes para as testagens. Nessas residências é feito ainda um novo sorteio, para definir o morador que será testado. O resultado do teste ficará pronto em cerca de 15 minutos e há a possibilidade de mais pessoas dentro de uma mesma casa serem testadas caso o morador sorteado da residência testar positivo.
Profissionais selecionados
A Prefeitura de Marataízes divulgou os nomes dos profissionais das equipes que atuarão no Inquérito Sorológico. Ao todo serão três, cada uma delas com três profissionais. Cada time é composto por 1 entrevistador, 1 testador e 1 motorista.
Projeção apurada
Pela projeção apurada na 1ª etapa do levantamento, estatisticamente, um total de 84.391 pessoas já foram contaminadas com a Covid-19 no Espírito Santo. Este número corresponde ao total de 2,1% da população capixaba.
Pelo estudo, cerca de 12.603 a 19.696 pessoas (quase 20% do total) foram contaminadas pelo coronavírus, mas estavam assintomáticas. Esses resultados devem mudar após a realização das demais etapas.