qui 2/maio/2024 07:33
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Assembleia pode criar comissão para combater violência contra a mulher

redacao
Redação Dia a Dia

A Assembleia Legislativa deve votar esta semana pedido de urgência para projeto apresentado pelo deputado Bruno Lamas (PSB) que cria a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O objetivo é prevenir e propor soluções para redução da violência doméstica neste período de pandemia do novo coronavírus em que a vítima está mais vulnerável, devido à proximidade com o agressor, por conta do distanciamento social, e tem mais dificuldade de pedir ajuda às instituições governamentais.

O deputado defende que as unidades de saúde discutam o tema da violência e criem espaço de escuta, acolhimento e assistência à mulher, para melhor compreender e enfrentar o problema.

“Esse fenômeno deve ser observado e combatido com cuidado e firmeza, merecendo da Assembleia Legislativa atenção especial”, justificou.

Investigação

A comissão, que conta com o apoio de outros nove deputados, terá como atribuições avaliar e investigar denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher vítima de violência doméstica, física, psicológica e moral. Também irá fiscalizar e acompanhar os programas governamentais relativos à proteção dos direitos da mulher, para garantir que eles sejam executados.

Será ainda tarefa da comissão: fiscalizar programas de apoios às mulheres chefes de família, monitorar a saúde materno-infantil e neonatal da mulher vítima de violência, incentivar a conscientização da sua imagem na sociedade e investigar denúncias de discriminação racial contra elas.

O Mapa da Violência mostra que o Brasil ocupou a quinta posição entre os países com maior taxa de homicídios por 100 mil mulheres em 2013. O Espírito Santo, após a pesquisa, passou a ocupar a primeira colocação nos anos de 2014 e 2015 dentre os estados brasileiros.

Somente em 2018, das 93 mulheres assassinadas no Estado, 33 foram vítimas de feminicídio, ou seja, mais de um terço das mulheres mortas naquele ano morreram apenas por serem mulheres.

Entre as motivações mais comuns estão crises de ciúmes dos companheiros das vítimas e a inconformidade com o fim do relacionamento. Cerca de 44% das mortes foram cometidas na Grande Vitória.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais