Os municípios capixabas registram uma pequena alta de 1,2% nos gastos com as Câmaras Municipais em 2019, quando comparado ao ano anterior, segundo dados do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria. O levantamento aponta que as despesas com Legislativo nas cidades somaram R$ 333 milhões no ano passado.
A publicação aponta que os municípios com alta mais expressivas nos gastos com o Legislativo foram Brejetuba (18,9%), Bom Jesus do Norte (15%), Conceição da Barra (14,2%) e Vila Velha (12%). Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus aumentaram em 10,8%, 4,9% e 4%, respectivamente, seus gastos na pauta em 2019.
Já em Cariacica e na capital Vitória, as despesas com legislativo caíram 1,5% e 1,9%, respectivamente, no período. Outras reduções consideráveis no período foram registradas em Anchieta (-16,8%) e Domingos Martins (-14%).
No caso de Anchieta, o município já acumula queda de 30,4% nos gastos com Legislativo desde 2016.
“Por conta do encolhimento das receitas municipais diante da paralisação da Samarco, o Legislativo de Anchieta vem diminuindo as despesas desde então”, explicou Tânia Villela, economista e editora do anuário.