seg 29/abril/2024 14:11
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nota técnica foi emitida pela Secretaria de Estado da Saúde. Foto: Sesa

Promotores vão fiscalizar práticas de combate à Covid-19 na campanha

redacao
Redação Dia a Dia

O procurador regional eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES), André Pimentel Filho, encaminhou aos promotores eleitorais nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para que sejam adotadas as providências cabíveis por eles, para que a população e os candidatos adotem as medidas de prevenção ao novo coronavírus durante o período da campanha eleitoral.

Para quem não sabe, por conta da pandemia, neste período as manifestações populares e as carreatas necessitam de comunicação prévia à autoridade pública competente.

O PRE sugeriu aos promotores eleitorais encaminhar a nota técnica às prefeituras e à Polícia Militar, assim como aos candidatos e diretórios municipais dos partidos políticos para ciência, sob pena de cancelamento dos eventos em caso de não observância das diretrizes da nota técnica.

Confira a nota técnica da Sesa

A Nota Técnica Covid19 Nº 83/2020 – SESA/SSVS/GEVS/NEVS prevê que deve ser respeitado o distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas em atos e eventos de propaganda eleitoral presenciais; deve-se evitar a distribuição de material impresso, quando realizado, além de máscara, a pessoa que está distribuindo deve utilizar protetor Face Shield e dispor de álcool em gel 70% para realizar constantemente a higiene das mãos; não é recomendado contato físico entre as pessoas; e a utilização de máscara deve ser obrigatória em todos os atos e eventos de propaganda eleitoral presenciais.

Além disso, a nota técnica orienta quanto à adequação dos ambientes, entre outros.

MP Eleitoral

O MP Eleitoral é um órgão híbrido com membros do MP Federal (MPF) e de MPs estaduais, que não possui estrutura própria, como a Justiça Eleitoral.

As Procuradorias Regionais Eleitorais são os órgãos do MPF que coordenam a atuação do MP Eleitoral nos estados, orientando membros dos MPs atuantes nas zonas eleitorais, entre outras atividades.

Nas eleições municipais, os promotores eleitorais (MPEs) têm a atribuição originária, cabendo aos procuradores regionais Eleitorais (MPF) atuarem na segunda instância (Tribunais Regionais Eleitorais).

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

Leia mais