qua 1/maio/2024 21:10
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Fot: Ilustração

Dia Mundial do Diabetes: saiba como identificar os sintomas da doença

redacao
Redação Dia a Dia
Foto: Ilustração

Uma doença, na maioria das vezes silenciosa, tem atingido muitos brasileiros, principalmente aqueles que não têm hábitos alimentares saudáveis e levam uma vida sedentária. No próximo sábado (14), é o Dia Mundial da Diabetes, data que é marcada para alertar a população sobre os riscos da doença.

A endocrinologista e preceptora da residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Iara do Vale Machado, explica o paciente deve ficar atento a alguns sinais enviados pelo corpo e que podem identificar o diabetes.

Segundo ela, são a sede constante, urinar muito, emagrecimento, visão turva e fadiga. Nesses casos, a orientação é sempre buscar ajuda de um médico especialista.

Além disso, é preciso também ter um cuidado reforçado com a alimentação. “Com o diagnóstico do diabetes, é necessário evitar alimentos que contenham açúcar e moderar na ingestão de carboidratos, como pão, biscoitos, arroz, macarrão e batata”, ensinou.

Outras dicas é buscar ajuda de um nutricionista para que ele possa planejar melhor a alimentação. “E sempre fazer atividade física regular como 150 minutos por semana e procurar manter-se no peso adequado”.

A endocrinologista alerta para os fatores que podem contribuir para o surgimento do diabetes. São eles: obesidade, sedentarismo e histórico familiar de parentes com a doença.

Doença

Dra. Iara do Vale Machado (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Existem 2 tipos principais de diabetes: tipo 1 e 2. O diabetes tipo 1 acomete crianças e adolescentes e sempre serão tratados com insulina.

O diabetes tipo 2 acomete adultos e tem mais relação com a obesidade. O tratamento pode ser feito com comprimidos que estimulam a produção de insulina ou que melhorem a ação da insulina no corpo.

Também pode ser feito com medicamentos injetáveis semanais ou diariamente para melhor ação da insulina e auxiliar na redução de peso. Em alguns casos também podemos utilizar a insulina.

“A melhor escolha é individual é feita pelo endocrinologista que atende o paciente, mas o mais importante é se cuidar. Hoje em dia temos várias tecnologias como aplicativos, sensores medidores de glicose e bomba de insulina que melhoram o controle e trazem mais conforto ao paciente”, completa a médica.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais