seg 15/dezembro/2025 20:41
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sobre homens e montanhas: a Torre do Diabo

ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, historiador, montanhista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim e vice-presidente do CE Itabira.
A misteriosa Torre do Diabo. Foto: Divulgação

ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, historiador, montanhista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.

MAX LUCADO

“Não meça o tamanho da montanha, fale com aquele que pode removê-la. Em vez de carregar o  mundo nos ombros, fale com aquele que sustenta o Universo”

A Torre do Diabo

A chamada Torre do Diabo é uma estrutura ígnea monolítica ou pescoço vulcânico localizada em Black Hills, perto de Hulett e Sundance, no condado de Crook, a Nordeste de Wyoming, no rio Belle Fourche. Ela sobe dramaticamente 386 metros acima do terreno circundante, e seu cume está localizado a 1.558 metros acima do nível do mar. A enigmática maravilha natural é o primeiro monumento nacional declarado dos Estados Unidos, estabelecido em 24 de setembro de 1906 pelo presidente Theodore Roosevelt.

Torre do Diabo, em Wyoming, EUA. As rochas mais antigas visíveis no Monumento Nacional localizavam-se em um mar raso durante o período Triássico Médio ou Superior, 225 a 195 milhões de anos atrás

 

.

 

A Conquista

A primeira escalada ao cume da Torre do Diabo foi feita em 1893 pelos alpinistas William Rogers e Willard Ripley. Eles encontraram uma estreita fenda vertical que se abriu na parede do chão até o topo. Eles usaram tábuas de madeira para construir uma escada. A escada poderia ser usada até 1927.

Os montanhisrtas William Rogers e Willard Ripley(a esquerda),junto a base da Torre junto com o guarda Parque

As suas lendas

Indios Kiowa: a Constelação das Pleiades

De acordo com as lendas das tribos nativas americanas dos Kiowa , no passado distante, garotas jovens saíram para brincar e foram vistas por ursos gigantes, que começaram a persegui-las.

Em um esforço para escapar dos ursos, as meninas subiram em cima de uma pedra, ajoelharam-se e oraram ao Grande Espírito para salvá-las. Ao ouvir suas orações, o Grande Espírito fez a rocha crescer da Terra em direção ao céu para que os ursos não alcançassem as meninas.

Os ursos, em sua tentativa de escalar a rocha, que se tornara íngreme demais para escalar, deixaram profundas marcas de garras nas laterais. Quando as meninas chegaram ao céu, elas se tornaram a constelação das Plêiades.

Indios Sioux Lakhota:As Garras do Urso

Uma lenda dos Sioux conta que dois garotos Sioux se afastaram de sua aldeia quando outro urso poderoso, com garras, começou a perseguir os túmulos, querendo comê-los no café da manhã. Quando o urso se aproximou dos meninos, e como ele estava prestes a agarrá-los, eles rezaram para Wakan Tanka – “o sagrado” ou “o divino”, o Grande Espírito – para salvá-los do urso.

Eles escalaram uma pedra enquanto o urso tentava desesperadamente subir na rocha e pegar os dois garotos. No entanto, o urso não conseguiu escalar a rocha e deixou marcas enormes de lado. Mato – como o urso foi chamado – acabou desistindo e veio descansar em um lugar agora conhecido como Bear Butte.

Wanblee, uma águia, resgatou os meninos e ajudou-os a sair da rocha maciça, devolvendo-os à sua aldeia.

Torre do Diabo e o cinema

Nos tempos modernos, a Torre do Diabo foi usada no filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de 1977.

Cena do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau

 

Fatos estranhos

Estranhamente, assim como em muitos outros lugares nas proximidades, turistas e moradores locais relataram estranhas luzes no céu logo acima da enigmática formação rochosa.

Alguns até afirmam que essas luzes chegam a parar no topo da rocha maciça.

Atualmente

Torre do Diabo recebe centenas de milhares de visitantes todos os anos. Além da vista deslumbrante sobre a própria Torre, os turistas também vêm para o camping, pesca e caminhadas. Estima-se que apenas 1% dos visitantes a visitam com o objetivo de escalar essa magnifica rocha, e existe uma proibição sobre escalar essa rocha durante o mês de junho, por motivos religiosos dos nativos americanos.

A proibição de junho, sobre a escalada é devido a Torre do Diaboser considerado um local sagrado para as seguintes tribos indigenas, os Lakota Sioux, Cheyenne e Kiowa. Tal devoção esta relacionada as lendas acima mencionada.

Para frente e para o alto, Montanha Brasil.

Segue o video do HISTORY sobre a Torre. Vale a pena conferir:

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais