As inscrições para profissionais interessados em trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na região Sul do Espírito Santo, incluindo Cachoeiro de Itapemirim, estão abertas até a próxima segunda-feira (14). A seleção, por currículo, será para início imediato e cadastro de reserva.
As vagas são para condutor socorrista, coordenador, enfermeiro do NEP (Núcleo de Educação Permanente), enfermeiro responsável técnico, enfermeiro, farmacêutico responsável técnico, supervisor de operações e técnico de enfermagem.
O grau de escolaridade exigido para condutor socorrista e supervisor de operações é ensino médio; para técnico de enfermagem, o curso técnico. Para os demais, a exigência mínima é de ensino superior completo. Os salários variam de R$ 1.506,55 a R$ 4.675,50.
Para se inscrever, é preciso enviar um currículo simplificado para o e-mail [email protected], seguindo as instruções contidas no edital – que deve ser acessado por meio do site www.avantesocial.org.br.
No momento da inscrição, o profissional deverá apontar a região em que deseja trabalhar, mas não poderá escolher a cidade. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 15 de janeiro de 2021.
Samu em Cachoeiro
A base do Samu em Cachoeiro ficará na rua Doutor Deolindo, no bairro Baiminas, junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A instalação se dará por meio do Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), e a previsão é de o que serviço comece a operação no início do ano que vem.
O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas.
De acordo com a Semus, Cachoeiro terá quatro ambulâncias do Samu, que funcionam como unidades móveis de saúde, sendo uma de suporte avançado, uma de suporte intermediário e duas de suporte básico. O financiamento do serviço é tripartite, com divisão entre União, Estado e município.
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é completo. Não serve apenas para transportar pacientes, funciona como uma unidade móvel de saúde. Cachoeiro ganhará muito com a instalação de uma base”, explica a secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.
“Batalhamos muito para trazer o Samu para Cachoeiro e estamos muito perto de concretizar esse sonho. Queremos investir, cada vez mais, em serviços de saúde de qualidade para toda a população”, destaca o prefeito Victor Coelho.