A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim recuperou 18 celulares, entre iPhones e smartphones, num período de 30 dias, em decorrência da segunda fase da Operação Xavier, que visa o combate à receptação de aparelhos celulares roubados ou furtados, com a consequente repressão aos crimes patrimoniais, muitas vezes praticados com extrema violência.
Os telefones totalizam um valor aproximado de R$ 45 mil, sendo que todos os aparelhos já foram devolvidos às respectivas vítimas, no prazo máximo de 24 horas após a recuperação.
De acordo com o delegado Rafael Amaral, titular da Deic, os compradores podem responder por crime de receptação, que remete a uma pena de até oito anos de prisão. O delegado deu uma orientação importante para quem vai registrar roubo ou furto de celular na polícia.
“Que as vítimas, ao preencherem o boletim de ocorrência, lancem o número do IMEI do aparelho no campo próprio do documento, já que, caso não o faça, o trabalho de investigação para localização dos aparelhos se torna absolutamente ineficaz”, disse.