Até o dia 19 de fevereiro, os parques estaduais Pedra Azul, em Domingos Martins; e Forno Grande, em Castelo, contarão com o apoio de integrantes do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
As voluntárias (nesta edição do programa, todos os participantes são do sexo feminino) foram recepcionadas e se instalaram nos parques na última segunda-feira (1º). Elas atuarão em atividades como atendimento aos turistas, sinalização com placas, educação ambiental e apoio nas redes sociais.
Na terça-feira (2), o coordenador do PVUC, Terence Jorge, apresentou e explicou o funcionamento do programa e os detalhes de cada Unidade de Conservação para as voluntárias.
“Foi explicado o funcionamento do trabalho voluntário, como atividades e carga horária, e mostramos também as atividades que já foram realizadas por outras turmas. As participantes se mostraram bastante interessadas e motivadas”, informou Terence Jorge.
Trilhas e causos
Na última quarta-feira (3), foi a vez das voluntárias fazerem o reconhecimento das trilhas dos parques e já iniciar o monitoramento. Na Pedra Azul, as meninas tiveram a oportunidade de ouvir ainda as histórias e causos do guarda florestal José Bellon, conhecido como Guarda Belo.
“Agora, elas estão planejando os projetinhos que irão executar e já iniciaram as atividades de apoio no atendimento aos turistas”, explicou a servidora do Iema, Tamires Mutz.
No Parque Estadual Forno Grande, as voluntárias fizeram a trilha até o mirante, realizando a observação do ambiente e registrando informações relevantes, que possibilitarão o planejamento de ações contra impactos ambientais e manutenções necessárias.
As medidas são fundamentais para atividades preventivas que serão organizadas pela gestão da UC a partir do levantamento de dados.
Programa de Voluntariado
O PVUC é um programa que procura incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado. O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme Lei 9.608/98 e IN 06/14 do Iema.
Os voluntários recebem, como contrapartida das unidades de conservação, benefícios necessários para a permanência no local de trabalho, como alojamento em quarto individual, uso de cozinha completa com equipamentos e utensílios, computadores com acesso à internet, wi-fi e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando necessário.