qui 18/dezembro/2025 16:11
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mães cobram políticas públicas para crianças com déficit de atenção

Elas se reuniram com o deputado estadual Bruno Lamas para tratar da qualidade da educação e das dificuldades enfrentadas pelos filhos.
Mães reunidas com Bruno Lamas. Foto: Assessoria parlamentar

Mães preocupadas com a qualidade da educação de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e dislexia se reuniram com o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), em Vitória, recém-eleito presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

O parlamentar colocou-se à disposição para ajudá-las na criação de uma associação estadual que irá discutir os transtornos e buscar soluções com políticas públicas de desenvolvimento, tanto no âmbito escolar como na rede de saúde. O encontro ocorreu na última sexta-feira (12).

Representando pais e mães que possuem filhos com tais transtornos, Sônia Damasceno e Mariana Fernandes foram ao gabinete do parlamentar e relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia por essas crianças.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O transtorno na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo).

Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como dificuldades com regras e limites.

Fiuk no BB21

Trata-se do mesmo transtorno diagnosticado no ator Fiuk, que participa do Big Brother Brasil (BBB21) e por isso não tem tomado a medicação. O ator tem tido crises de choro e desatenção nas provas, além de ter apresentado uma aparência física mais abatida e menos cuidada.

Já a criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a lógica mostre que suas opções estão evidentemente equivocadas, tem os sintomas de Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

Se a dificuldade é para encadear as letras e formar as palavras, e não se relaciona direito os sons às sílabas formadas, trocando certas letras ao ler e escrever, é bem possível que a criança enfrente um distúrbio genético chamado de dislexia.

O deputado afirmou que irá divulgar os transtornos junto à Casa de Leis e promover ações para que essas crianças possam ser acolhidas de forma adequada pelas redes de educação.

Para o parlamentar, somente quem passa pelos distúrbios ou convive com eles no dia a dia sabe das dificuldades.

“Como agente representante da sociedade no Legislativo estadual, estarei movimentando o meu gabinete no sentido de encontrar maneiras para que os transtornos sejam melhor conhecidos pela sociedade e comunidade escolar e, com isso, tenhamos um olhar diferenciado para essas crianças”, garantiu Bruno.

À mercê da própria sorte

Segundo Sônia Damasceno, mãe de Davi, de 5 anos, há associação entre TDAH, TOD e dislexia, o que requer uma atenção especial por parte do poder público. Ela revela que hoje pais e familiares de pessoas diagnosticadas com os transtornos recebem o laudo médico e ficam à mercê da própria sorte.

“Precisamos do acompanhamento ou qualquer outra política pública que tenha como suporte ajudar no desenvolvimento desses meninos e meninas, tanto no âmbito escolar como na rede de saúde”, disse.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mimoso do Sul: duas mulheres sofrem tentativa de feminicídio no mesmo dia

Leia mais