seg 29/abril/2024 00:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Garimpo clandestino de ouro é interditado no Rio Itapemirim

redacao
Redação Dia a Dia

A Polícia Ambiental flagrou nesta quarta-feira (30) uma extração irregular de ouro no leito do Rio Itapemirim, localidade de Santa Maria do Norte, divisa entre Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de Itapemirim.

Veja mais fotos ao final da matéria

Na fiscalização, foram apreendidos uma balsa usada na extração ilegal e diversos equipamentos, como motor de sucção da areia, compressor e roupa de mergulho. Um suspeito foi preso e levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro.

A ação foi realizada pela 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Após denúncia, os agentes fizeram uma varredura às margens do rio até conseguir avistar a balsa, com quatro pessoas.

No entanto, assim que perceberam a presença da Polícia Ambiental todos os que estavam na balsa pularam na água e tentaram fugir. Três escaparam, mas um deles, que se apresentou como dono dos equipamentos, foi preso.

O suspeito foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim e autuado em flagrante, antes de ser levado ao CDP.

Segundo a Polícia Ambiental, ele irá responder por crime ambiental e também por usurpação de bem da União, uma vez que exercia a mineração sem autorização da Agência Nacional de Mineração.

 

Mineração causa danos ao meio ambiente, alerta Polícia Ambiental

De acordo com a Polícia Ambiental, o garimpo do ouro sem os devidos cuidados pode ocasionar sérios danos ambientais, como o lançamento de materiais poluentes na natureza, já que nessa atividade é utilizado o mercúrio, um elemento químico que pode causar problemas à saúde, além do lançamento de óleos e graxas no rio.

O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecida. Com o calor, o produto evapora e resta o metal precioso.

 

Confira o que diz a lei

A prática da mineração irregular de ouro pode configurar dois crimes específicos.

Art. 55 da Lei Lei 9605/98. Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Art. 2° da Lei 8176/91. Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo. Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais