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Carteira de identidade. Foto: Divulgação

Cachoeirense que precisa de identidade está com dificuldade de agendamento

redacao
Redação Dia a Dia

Quem precisa fazer carteira de identidade em Cachoeiro de Itapemirim está enfrentando dificuldades na hora do agendamento.

Quem conta é Vandrea Lopes, que desde fevereiro tenta conseguir o documento para o filho Eduardo, de 15 anos.

A mãe diz que o filho já tem CPF e Carteira de Trabalho, mas que infelizmente a falta de carteira de identidade tem dificultado o acesso a estágio, como já aconteceu.

Segundo ela, a orientação que ela e o filho receberam foi de entrar no site e agendar, mas que isso tem sido impossível. “Não houve nenhum momento que conseguíssemos marcar. O site abre a opção de dois dias, mas na hora de selecionar o horário, em ambos os dias, a resposta é de que não há mais vaga”.

Vandrea ressalta que, tentando resolver o problema, entrou em contato com a Delegacia da Mulher para pegar o número do departamento que faz a identidade. Ligou e a resposta que recebeu é de que apenas às 8h da manhã a agenda é aberta.

A atendente teria orientado para tentarem exatamente às 8h, porque rapidamente as vagas são preenchidas. “Eu não entendo que feitiçaria é essa. Há três semanas estamos atentos à 7h58 e às 8h já clicamos para agendar. É a tal saga do site. Nunca conseguimos agendar”.

Outro motivo de descontentamento por parte de Vandrea é que não há outro meio para tentar resolver o problema e fazer o agendamento senão de forma virtual.

A Polícia Civil, através da Assessoria de Comunicação, informou que está buscando uma solução em parceria com a prefeitura, mas ressaltou que o agendamento continua ocorrendo diariamente.

Destacou também que o concurso público da Polícia Civil, cujo curso de formação está em andamento, permitirá a contratação de profissionais de diversas categorias, incluindo 76 peritos oficiais criminais e 50 auxiliares de perícia médico-legal, o que vai contribuir para a recomposição dos quadros da corporação.

 

SAIBA MAIS:

– Endereço para agendamento: https://agendamento.es.gov.br/

– A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.

– Para ter direito ao benefício da gratuidade, o requerente deve estar desempregado, mediante comprovação ou receber salário inferior a 3 salários mínimos, mediante comprovação, ou apresentar boletim de ocorrência de FURTO ou ROUBO do documento ou ainda nos casos de renovação de RG provisório.

– O Posto de Identificação Civil de Cachoeiro funciona na rua Coronel Francisco Braga, nº 05, Centro. Mais informações, pelo telefone: (28) 3155-5082.

 

Documentos necessários para emitir a 1ª via ou solicitar 2ª via da Carteira de Identidade:

– 01 foto 3×4 recente (fundo claro); colorida ou preto e branco e em Papel liso e brilhante;

– Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada);

– Comprovante de pagamento da taxa no caso de segunda via do documento;

– CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.

 

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