dom 21/dezembro/2025 01:51
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto sobre descontos e novos prazos para IPTU é protocolado pela Prefeitura

Foto: Comunicação PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro protocolou nesta sexta-feira (2),  dois projetos de lei em regime de urgência na Câmara de Cachoeiro para avaliação dos vereadores. Um dos projetos estabelece novos descontos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 e a prorrogação das datas de vencimento do tributo e o outro, complementar,  viabiliza e respalda a renúncia fiscal derivada da concessão dos descontos, que são benefícios tributários para os contribuintes.

Com o novo calendário estabelecido pelo projeto que prevê a prorrogação das datas, o vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto será no dia 15 de outubro. Da segunda e da terceira parcelas, os vencimentos serão nos dias 16 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente.

O projeto prevê ainda que os imóveis que tiveram valores maiores que os pagos ano passado serão reduzidos em 80% para pagamento à vista, em cota única, ou de 40% para pagamento parcelado.

Os percentuais serão aplicados, exclusivamente, sobre o valor da diferença apurada em relação ao exercício fiscal de 2020.

Já para os imóveis que passaram a integrar o cadastro imobiliário municipal neste ano, após o recadastramento, os descontos serão de 30% no IPTU e 10% na Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDRS) para pagamento em cota única.

Todos os contribuintes que pagarem o imposto em dia garantirão, automaticamente, 20% de desconto no valor do IPTU de 2022.

Em relação ao projeto que viabiliza e respalda a renúncia fiscal, o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes diz que haverá impacto de R$ 8 mi.  “A renúncia de receita precisa desse amparo legal, porque ela vai impactar o orçamento municipal. Estamos prevendo que seja da ordem de R$ 8 milhões. Vamos precisar adotar medidas compensatórias, fazer remanejamentos, alterar a previsão de receitas e a aplicação de recursos em algumas áreas”, explica.

O prefeito Victor Coelho frisa que a gestão municipal agiu com responsabilidade e celeridade, para buscar uma solução que atendesse aos anseios da população em relação à cobrança do IPTU.

“Após diálogo e entendimento construído com o TCE-ES, elaboramos e apresentamos uma proposta viável, que vai diminuir muito o impacto financeiro para os contribuintes cachoeirenses, nessa conjuntura econômica tão complicada. O momento é de unirmos esforços, para garantir esses benefícios à população, com a devida agilidade”, ressalta.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ricardo-ferraco-seguranca-reforco

Operação Verão: 1.200 agentes reforçam segurança em todo o Estado

crianca-internet

Uso de telas na primeira infância cresce no Brasil e acende alerta de especialistas

sala-de-aula-professor

Professores da rede pública agora podem acumular cargo público

servico-

Comércio e serviços do ES criam mais de 2.200 empregos em outubro

monast-biblioteca-itinerante-

Iema: Biblioteca itinerante leva educação ambiental à Serra das Torres

feira-capixaba-de-quadrinhos

Vitória recebe 1ª Feira de Quadrinhos Capixaba neste sábado na Ufes

santa-casa-luiz-fernando-mozer-lesao-medular-polilaminina

Fé e Ciência: o que acontece quando elas se encontram

cachoeiro-obras-etelvina-vivacqua-

Cachoeiro: Etelvina Vivácqua segue interditada nesta segunda-feira (22)

Leia mais