seg 29/abril/2024 07:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Câmara de Cachoeiro tem programação alusiva ao Agosto Lilás

redacao
Redação Dia a Dia

A Câmara de Cachoeiro, através da Ouvidoria da Mulher, deu início nesta-terça-feira à programação do Agosto Lilás e promoverá um ciclo de debates relacionados à violência contra a mulher.

O movimento Agosto Lilás foi criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada em 7 de agosto de 2006 e quem abriu o ciclo foi o Juiz da 3º Vara Criminal de Cachoeiro, Miguel Maira Ruggieri Balazs.

O tema abordado por Balazs foi a importância da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”. O magistrado destacou que cada vez mais os lares brasileiros não estão seguros para as mulheres, e, durante a pandemia, a situação piorou.

“A pandemia nos trouxe muitos problemas além dos problemas sanitários, e um deles foi o aumento dos casos de violência doméstica”, afirmou.

Segundo ele, o número de denúncias aumentou imensamente no período em todo o pais, inclusive em Cachoeiro, onde, nas duas varas responsáveis pelos casos de violência doméstica, o pedido de medidas protetivas aumentou 40% em relação ao mesmo período de 2019.

Balazs destacou a importância da adesão da Câmara Municipal à campanha nacional, formalizada poucas horas antes, o que permitirá que, após o treinamento dos servidores, o Legislativo funcione como mais um ponto em que as mulheres poderão buscar socorro.

“A ideia central da campanha é que a mulher consiga pedir ajuda em diversos pontos, para que possa se socorrer. E é importante que todos tenham consciência da sua obrigação de ajudar, para que a mulher se sinta acolhida e fora de perigo”, afirmou o juiz.

Os vereadores Alexandre Maitan (DEM), Ouvidor da Mulher,  e Juninho Corrêa (PL) são autores da lei que cria a campanha Sinal Vermelho em Cachoeiro.

 

SAIBA MAIS

Veja a programação:

10/08, 15h00 – Convidado: Dr. Adilio Domingos dos Santos Neto, presidente da 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim – Ordem dos Advogados do Espírito Santo. Tema: Lei Maria da Penha.

17/08, 15h00 – Convidada: Dra Kelly Vicente de Freitas, Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada. Tema: violência obstétrica.

24/08, 15h00 – Convidada: Dra. Fayda Belo da Costa Gomes, advogada criminalista. Tema: tipos de violência que ocorrem dentro de um ambiente doméstico/familiar.

31/08, 15h00 – Convidada: Márcia Cristina Fonseca Bezerra, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Tema: Serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, às mulheres vítimas de violência.

Sobre a Campanha

– A campanha Sinal Vermelho é dirigida principalmente para as mulheres que têm dificuldade para prestar queixa de abusos, por vergonha, medo ou por estarem sob constante vigilância do agressor.

– Para pedir ajuda mesmo em silêncio, basta que as vítimas desenhem um X vermelho na mão ou em um papel para que o seu interlocutor, seja no comércio ou em qualquer outro local, acione a polícia.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais