dom 28/abril/2024 07:10
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Cardápios planejados para cada unidade de ensino serão analisados

FNDE seleciona Cachoeiro e dará assessoria em gestão da alimentação escolar

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar. A ação é realizada de forma remota e foi iniciada na segunda-feira (30), – com reuniões virtuais – e segue até esta sexta (3).

O principal objetivo do FNDE é apoiar tecnicamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, por meio de reuniões com a secretária municipal de Educação, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já forneçam ou que possam vir a fornecer alimentos para o programa, bem como demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

A secretária municipal de Educação Cristina Lens diz que a participação de Cachoeiro é de grande importância para o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e que a partir da assessoria, será possível identificar e analisar os desafios e potencialidades do programa no município.

“Estamos felizes por sermos contemplados com a ação. Será um momento de grande aprendizado e bons resultados a serem compartilhados na área da alimentação escolar”, comemora.

A assessoria é conduzida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), sediado na Universidade Federal Fluminense, que, em parceria com o FNDE, vem apoiando a implementação de ações vinculadas ao PNAE.

As práticas desenvolvidas pela equipe do Cecane são atividades institucionais vinculadas à política pública do PNAE. São planejadas, avaliadas e definidas junto à Coordenação Geral do PNAE, com encaminhamentos e resultados definidos e monitorados pelo próprio FNDE.

Nas reuniões, são analisados documentos relacionados à compra dos alimentos, como o processo licitatório, chamada pública e notas fiscais; planos anuais de trabalho; cardápios planejados para cada unidade de ensino; relatório de teste de aceitabilidade; dentre outros.

Além das reuniões específicas, o município participará de um encontro de formação com os atores do PNAE de municípios convidados (Vargem Alta, Castelo, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivacqua e Mimoso do Sul). Também serão realizados na reunião final o repasse de orientações e a entrega do relatório consolidando as ações, de acordo com a nova legislação vigente.

 

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais