sáb 27/abril/2024 02:33
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Reconecta termina nesta segunda (03), às 22h, no Boulevard Shopping

Cadastro que ajuda deficiente a entrar no mercado de trabalho termina hoje no Reconecta

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Termina nesta segunda-feira (03), às 22 horas, o prazo para as pessoas com deficiência se registrarem no Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), que está sendo realizado no evento Reconecta – Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade.

O evento ocorre no Boulevard Shopping, em Vila Velha, com a finalidade de fortalecer o processo de inclusão.

No estande do Cadef no Reconecta estão sendo coletadas informações, como nome, endereço, contato, escolaridade, deficiência. Posteriormente, esses dados serão direcionados para o Cadef, que permitirá, ao final, a contínua inclusão e atualização dos dados.

O cadastramento será relevante para a efetividade da atuação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e de outros órgãos, quanto ao cumprimento da lei nº 8.213/91, sobre postos de trabalho destinados a pessoas com deficiência e/ou reabilitados.

Também objetiva atender pessoas com deficiência e as empresas que alegam ter dificuldade na contratação por não encontrarem pessoas interessadas nas vagas, profissionais qualificados ou mecanismos que facilitem a identificação desse público.

O Cadef visa implementar um banco de dados único, que possibilite a identificação de pessoas com deficiência no estado.

Essa iniciativa é pioneira e atende à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), a qual estabelece a necessidade de instituir um Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão).

“Hoje vários órgãos e instituições detêm cadastros, com dados de pessoas com deficiência, sem que ocorra uma interligação. A relevância do cadastro único é justamente agregar tais informações e permitir que sejam realizados recortes de acordo com o interesse de cada instituição, órgão e empresa”, ressaltou a procuradora do MPT-ES, Sueli Teixeira Bessa.

Ela explica ainda que o cadastro possibilita a busca de informações relativas às pessoas com deficiência interessadas em postos de trabalho, tipo de deficiência, escolaridade e interesse ligado à área profissional.

 

 

Como funcionará o banco de dados único?

 

O banco de dados único de pessoas com deficiência do estado do Espírito Santo unificará informações já existentes em instituições públicas, privadas e no terceiro setor, para a construção de uma base de dados mais completa.

Além de possibilitar o conhecimento de um perfil mais detalhado desse público, o sistema permitirá o acesso a uma fonte centralizadora de informações, facilitando a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Segundo a procuradora do MPT-ES, Sueli Teixeira Bessa, o recurso financeiro empregado no projeto é proveniente de um acordo judicial firmado em ação civil pública referente ao tema.

“Além do custeio de ferramentas necessárias à identificação dos dados, o valor previsto será destinado à promoção de ações de comunicação para a sensibilização voltada a uma sociedade inclusiva”.

Para a concretização do cadastro, o MPT-ES firmou um Termo de Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES).

“A parceria também se estende a outros órgãos públicos, entidades representativas e instituições que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, completa a procuradora.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais