O secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, postou nesta segunda-feira (17) em suas redes sociais que houve 2.605 infectados pela Covid-19 na média móvel de 14 dias, e um pico de 4.784 casos em um único dia.
“Batemos todos os recordes de casos de Covid-19 no Estado do Espírito Santo. Se não fossem as vacinas, estaríamos vivendo o pior momento de toda a pandemia”, ressaltou.
Segundo Fernandes, por isso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz esse alerta importante, pois a média móvel de 7 dias (MM7D) teve aumento de +71%.
“Saímos de dois óbitos para 3,42. A MM7D aponta tendência na oscilação dos óbitos. A partir do dia 23 de janeiro será possível avaliar o impacto na média móvel de 14 dias”, esclareceu.
Nésio destaca ainda que a dimensão da nova onda em Vitória transformou a escala de visualização das ondas anteriores. Ainda na capital, após dias intercalados sem sequência de óbitos, o comportamento de óbitos desenha uma tendência de alta na MM7D.
“Entre as 10 maiores cidades do Espírito Santo, com exceção de Cachoeiro do Itapemirim e São Mateus, que já iniciaram suas fases de aceleração da curva de casos, todas as demais já ultrapassaram o picos da curva de casos das ondas anteriores”, conclui.