A Policia Civil, através da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou a “Operação Entrudo”, que foi realizada entre as 5h e 13h desta sexta-feira (25).
O objetivo da operação é o cumprimento de mandados de prisão e a retirada de criminosos das ruas a partir de pedidos da própria Polícia Civil e expedidos pelo poder judiciário.
Coordenada pelos delegados Rafael Amaral e Felipe Vivas, a chamada Operação Entrudo levou à prisão de outo procurados pela justiça envolvidos em tráfico de drogas, roubo a mão armada, estupro, furto e receptação.
As prisão ocorreram nos bairros Caiçara, Agostinho Simonato, Gilson Carone, Nossa Senhora Aparecida e Valão, além dos distritos de Soturno e Itaoca.
Os investigadores e agentes das duas delegacias conduziram os presos ao plantão da 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro e todos serão encaminhados às respectivas unidades prisionais, de acordo com o mandado expedido.
Segundo os delegados, operações como esta têm sido realizadas com bastante frequência pela Polícia Civil, e o objetivo é a redução da taxa de crimes patrimoniais e outros, e tem surtido efeito.
SAIBA MAIS
Por que Operação Entrudo?
Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma, e que foi substituída pelo atual Carnaval.
O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início, participavam da comemoração todas as famílias e também os escravos.
Desde a Idade Média, se comemorava o carnaval em Portugal, com uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.
Em algumas dessas comemorações, existiam grandes bonecos feitos de madeira, chamados entrudos, que foram os responsáveis por originar o nome da celebração. Porém, os entrudos não significavam apenas os bonecos, mas toda a festa em si e as brincadeiras.