seg 16/dezembro/2024 00:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estado começou aplicação de quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos

redacao
Redação Dia a Dia

Foi iniciada nesta segunda-feira (21) a aplicação da quarta dose da vacina  contra a Covid-19 (ou segunda dose de reforço).

A ação foi realizada em ato solene, quando o governador Renato Casagrande recebeu a quarta dose, que será disponibilizada para o público idoso acima dos 60 anos de idade.

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que a distribuição de doses para a quarta dose aos municípios se iniciará na próxima quarta-feira (23), juntamente à distribuição das doses da Influenza. A partir desta segunda-feira (21), os municípios passarão por capacitações.

Nesta segunda também foi lançada a campanha de vacinação contra Influenza, que poderá ser aplicada concomitante com a da Covid-19 nos idosos.

O governador afirmou que em torno de 500 mil pessoas poderão tomar a quarta dose da vacina no Estado, e que essa dose não é obrigatória, mas é uma oportunidade, pois esse grupo é o mais suscetível à doença.

Destaca ainda que ao mesmo tempo, será possível contribuir com dados para uma pesquisa que envolve o Ministério da Saúde, a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e a Universidade Federal do Espírito Santo, que visa a entender qual a resposta imunológica que esse grupo terá.

Casagrande também fez um apelo a pessoas, principalmente, o público idoso que ainda não retornou para tomar a dose de reforço.

“Pedimos que procurem a sua unidade de saúde, já que temos todas as doses da vacina garantidas. Está provado que quem toma a terceira dose tem uma resposta melhor contra a doença”.

O governador enfatiza que isso é necessário diante das novas variantes que estão surgindo.  “Quanto melhor a cobertura vacinal, mais chances de evitarmos o surgimento de novas variantes. Tenho 61 anos e tomei a quarta dose e posso dizer que é uma sensação muito boa em saber que estou mais protegido. Um líder tem que ser referência no que a ciência indica. Precisamos dar o exemplo.”

A decisão sobre a quarta dose está fundamentada em evidências científicas e clínicas que apontam a eficácia e a segurança da aplicação, além da necessidade de adequação do esquema vacinal em idosos, devido à imunosenescência (envelhecimento) do sistema imunológico, que possibilita o maior risco de adoecimento e de complicações da doença nesse grupo mais vulnerável.

A medida segue a Portaria Sesa nº 046-R, de 18 de março de 2022, que está em acordo com a Nota Técnica Covid-19 Nº 08/2022.

O secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes destaca que outros estados já começaram esse movimento vacinal, e que o  Ministério da Saúde apoia essa vacinação no Estado, que foi construída em cima de muita técnica e responsabilidade.

“A população idosa capixaba adere muito à campanha, somos o estado com melhor adesão à vacina. Nossos idosos têm sido exemplo para todo o Brasil sobre a importância da vacina para vencermos a pandemia”.

No Espírito Santo, cerca de 500 mil idosos já estão aptos a receber a aplicação da nova dose, levando em consideração o intervalo de 90 dias a partir da dose de reforço, que será realizada com o uso dos imunizantes de tecnologia de RNA mensageiro ou vacina de vetor viral.

Rosana Leite Melo, secretária extraordinária do Ministério da Saúde, parabenizou o Espírito Santo pelo trabalho que tem desenvolvido no combate à pandemia.

“Essa iniciativa de hoje é muito valiosa diante do estudo que o Estado está propondo fazer com os idosos. Tenho certeza que teremos dados importantes que poderão orientar essa iniciativa em todo o País”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress