dom 22/dezembro/2024 14:15
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Monte Nasu, lar da Raposa de Nove Caudas. Foto: Divulgação

Sobre Homens e Montanhas: Monte Nasu e a Raposa de Nove Caudas

marcio-nascimento-15-10-2024
Marcio do Nascimento Santana
Monte Nasu, lar da Raposa de Nove Caudas. Foto: Divulgação

Honestamente, não experimento medo nas montanhas…Eu gosto da liberdade e da altitude. É somente quando eu volto à vida abaixo que sinto o peso do mundo nos meus ombros. Anatoli Boukreev

 

O  Monte Nasu a montanha emblemática

O Monte Nasu ou Monte Chausu é  um dos maiores  vulcões ativos e um dos mais misteriosos da região  do Parque Nacional Nikko, na cidade de Tochigi, no Japão. Ele se eleva a uma altura de 1.915 metros e por ser a montanha mais emblemática desse local, também dá nome à cordilheira que o cerca, cujo  pico mais alto é o Pico Sanbonyari, que se eleva a uma altura de 1.916 metros. Os demais seriam os picos  Asahi de 1.896 metros, o pico Minamigatsusan com 1.776 metros e por fim o pico Kuro-oya  com 1.589 metros. Esses cinco picos são conhecidos como Nasu Five Peaks ou  Nasu-Go-Take, ou seja a comunidade dos cinco picos.

Mas o que torna o Monte Nasu uma montanha tão temida e famosa? A resposta e que em sua base, ele abriga uma pedra que é ao mesmo tempo um símbolo de respeito e também de medo para os japoneses, e essa  famigerada pedra é conhecida como a Pedra da Morte, local onde no passado foi encerrado o demônio da Raposa de Nove Caudas ou Tamamo No Mae e que infelizmente ela veio a se romper.

O demônio da Raposa de Nove Caudas

A lenda conta que a Raposa de Nove Caudas era uma mulher conhecida como Tamamo No Mae e era a cortesã  preferida do Imperador Toba, que reinou entre os anos 1107 a 1123, e foi considerada a mulher mais bonita e inteligente do Japão, sendo capaz de responder qualquer pergunta. Por se destacar tanto, descobriram que ela fazia parte de uma conspiração para assassinar o imperador e uma vez descoberto o plano, ela foi executada após ser atingida por uma flecha próximas as encostas do Monte Nasu, e antes de morrer ela jurou que voltaria. Ensandecida por vingança ela, no pós morte, incorporou o espírito do demônio da Raposa de Nove Caudas e começou assolar o Japão com todo os tipos de infortúnio, como guerras, tempestades , pragas…assombrando toda  nação japonesa, tamanho era o seu ódio. Um demônio que  arrastava atrás de si um rastro de destruição e morte.

A Raposa de Nove Caudas, ou o demônio Tamamo No Mae. Foto divulgação.

O mal só foi contido após um exorcismo realizado por um monge budista chamado Gennō Shinsho, que conseguiu prender o poderoso espírito maligno na rocha chamada Sessho-Seki, também conhecida como Pedra da Morte ou Pedra da Matança, e que esta localizada aos pés do Monte Nasu. E mesmo após o monge ter prendido o demônio, há relatos  que qualquer criatura viva que entrasse em contato com a pedra morria imediatamente. Essa pedra em especial é de origem vulcânica e como o Monte Nasu ainda está ativo,  várias pessoas se diziam vítimas de gases venenosos que saiam da  Sessho-Seki, inclusive algumas vieram a óbito.

O Demônio se libertou

No dia 5 de março de 2022 ocorreu o inesperado. A Pedra da Morte se partiu em duas partes. Relatos contam que rachaduras foram vistas vários anos antes dessa divisão, o que leva a crer que a Raposa de Nove Caudas estaria lutando para se libertar , e que após esse  trágico evento para a cultura japonesa, o espírito maligno de Tamamo No Mae estaria livre, podendo causar, mais uma vez, grandes tragédias ao Japão.

Pedra da Morte antes de rachar, devidamente protegida com talismãs religiosos. Foto divulgação.

Esse evento repercutiu rapidamente nas mídias japonesas, pois as  forças das trevas haviam sido libertadas para impor um domínio de terror e infortúnios. Todos que presenciaram a rocha partida ficaram horrorizados e existem boatos que essas pessoas estão sofrendo de pesadelos.

Geólogos explicam que essa rocha è de origem vulcânica e que a água da chuva em um processo de erosão foi penetrando por várias fissuras ao longo dos séculos em sua crosta o que causou um processo de enfraquecimento geológico, que fez  a pedra rachar naturalmente.

Pedra da Matança ou Pedra da Morte, rachada. Foto divulgação

Conclusão

O Monte Nasu e um ponto turístico, onde os turistas praticam caminhadas e escaladas, embora famoso por atrair aventureiros, era a Pedra da Morte quem mais atraia visitantes, e por sua importância na Historia do Japão essa rocha foi tombada como Patrimônio Histórico Japonês em 1957, e foi tema de vários livros, principalmente do escritor Matsuo Basho, e inspirou varias obras teatrais, livros, filmes e  desenhos animados, entre eles Naruto e Pokemon. Mas atualmente a maior preocupação do povo japonês não e mais explorar esse local de forma midiática e sim de conter as forças das trevas  com muita oração e fé

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress