O cineasta e morador de Anchieta Amador Costa, 65, está rodando um filme na cidade. Todos os personagens são moradores do município e atuam no longa-metragem “O tesouro da Praia das Virgens – Na mata assombrada”, embora a maioria não seja ator ou atriz profissional.
Os apoiadores do projeto também são locais e a estreia está prevista para dezembro de 2022, quando haverá exibições itinerantes nos bairros, além de inserção no Youtube.
O filme conta a história fictícia de três artistas circenses atrapalhados. Em passagem por Anchieta rumo à Piúma ouvem a história de um suposto tesouro escondido na Praia das Virgens e então decidem procurá-lo. Nessa busca eles se deparam com índios, lobisomens, casa assombrada e outros mistérios e aventuras.
Segundo Amador, a história foi baseada no poço jesuítico do século XVI localizado na Praia das Virgens, mais conhecida como Praia do Quitiba. A obra tem o intuito de divulgar a praia e toda a cidade de Anchieta.
O pescador Pedro Nazaré atua no longa como cacique e mostra o seu entusiasmo de participar do filme. “Estou muito orgulhoso de estar como ator porque Anchieta precisa dessa cultura, de ser mais vista por todo o território nacional e até internacional”.
Flávio Soares, um dos protagonistas, é pedreiro no município e também está bastante empolgado com as gravações. “Meus avós são índios e participar desse filme é como fazer um resgate do meu passado e uma homenagem a eles”, frisa.
Quem é o diretor do filme?
Amador é um veterano no audiovisual. Tem formação em teatro, cinema e mídia, atua como cineasta e repórter fotográfico. Começou sua carreira estagiando na Rede Globo, participou da fundação da Rede Gazeta, aqui no Estado, trabalhou em produções do comediante Renato Aragão e do ator Hugo Carvana.
O cineasta teve também destaque na carreira internacional, abrindo a sua própria TV a cabo, a TV Brazilian Network, e trabalhou na Public Television, na Flórida.
“O Tesouro da Praia das Virgens – Na mata assombrada” é seu primeiro filme. Originou-se de quatro roteiros de outros longas já concluídos. Ele escreve, dirige, filma e edita.