qui 2/maio/2024 11:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Selo Arte. 15 agroindústrias capixabas conquistam mercado nacional

redacao
Redação Dia a Dia

O Selo Arte já é uma conquista para 15 agroindústrias no Estado, que juntas somam 47 produtos certificados. No Espírito Santo, compete ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a concessão do Selo Arte, que permite que o produto com a certificação possa ser vendido em todo território nacional.

Para que o produto receba o Selo Arte, o estabelecimento, obrigatoriamente, deve estar registrado em algum Serviço de Inspeção Oficial, seja ele municipal (SIM), estadual (SIE OU SIAPP) ou federal (SIF). Também é necessário que o produto seja elaborado artesanalmente, a partir de técnicas predominantemente manuais. As matérias-primas utilizadas devem ser de produção própria ou de origem determinada. A fabricação deve ser individualizada e genuína, mantendo a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais.

É o caso do socol produzido em Venda Nova do Imigrante, pela família da produtora rural, Thaís Zambão Falqueto, na agroindústria Tio Vé, que possui o primeiro o Selo Arte no Espírito Santo e já realiza a venda do produto para diversos estados.

“Tudo começou com o meu pai que comprou um porco para o consumo da família e usou o lombo, que é a parte mais nobre do animal para fazer o primeiro socol, que é receita de família. Com o dinheiro da primeira venda do socol, ele comprou mais porcos e começou o seu negócio, que hoje é liderado por nós dois. Para mim, manter esse processo é manter a nossa história, a nossa tradição, cultura e características. Hoje o nosso socol não é só um produto, é um aperitivo fino, produzido por uma família e vendido em diversos estados, por conta do Selo Arte”, ressaltou a produtora.

 

Selo Arte no Espírito Santo

No ano passado, o Idaf publicou a Instrução Normativa nº 17, de 22 de outubro de 2021, que regulamentou a concessão do Selo Arte as cinco categorias de produtos de origem animal: produtos cárneos, produtos lácteos, pescados, ovos e produtos de abelhas e derivados. Antes da instrução, apenas o produto socol poderia receber o Selo Arte.

Entre os 47 produtos que possuem certificação no Estado, estão: socol, linguiça do tipo pernil recheada e defumada, culattelo, lonzino, bresaola, strolghino, presunto cru, copa, speck, pernil de cordeiro, pastrami defumado, lombo defumado, lonza, mel, extrato de própolis e banha suína.

Para o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, que esteve em Venda Nova do Imigrante, nessa quarta-feira (13), para a entrega dos Selos Artes nº46 e 47, para as agroindústrias Apiário Fiorin e Caprinova, a concessão do Selo Arte é tida como projeto prioritário do Governo do Estado, que colocou o Espírito Santo na posição de segundo Estado com mais produtos certificados, ficando apenas atrás de Minas Gerais.

“Em menos de seis meses, o Espírito Santo se tornou o segundo Estado com a maior quantidade de produtos com Selos Artes no País, o que garante aos proprietários dos estabelecimentos o aumento da produtividade e renda. Também impacta positivamente no desenvolvimento rural e no turismo capixaba, além do fomento à economia.  O produtor que deseja requerer o Selo Arte, pode procurar o Idaf, que está realizando todo o processo em tempo ágil, para beneficiar essas agroindústrias”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Mário Louzada, o Selo Arte, possibilita alavancar as agroindústrias do Estado. “Quando surgiu o Selo Arte, vimos que era a oportunidade que faltava para as agroindústrias crescerem ainda mais e trouxemos imediatamente para o Idaf executar, pois já realizava um trabalho excepcional com as agroindústrias de pequeno porte, por meio do Siapp e Susaf”, disse Louzada.

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Leia mais