qui 2/maio/2024 10:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Por que escrever muda o mundo?

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Por que escrever muda o mundo? Foto: Divulgação.

Um breve testemunho

Quando comecei como colunista no Jornal Dia a Dia, confesso que estava inseguro e sem rumo. Pois me deparei com a enorme responsabilidade de informar. Imaturo e sem experiência, precisava de foco e determinação para entregar com credibilidade o melhor conteúdo possível.

Logo comecei escrevendo artigos de forma discreta, explorando a história  do nosso município de  Cachoeiro de Itapemirim, tanto na prática (em campo) quanto na teoria, tentando dar continuidade ao trabalho dos grandes historiadores e escritores de nossa terra, o saudoso Manoel Maciel (um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico ) e Evandro Moreira ( membro da Academia Cachoeirense de Letras). Confesso que é uma tarefa hercúlea, mas com dedicação vejo que meus textos, aos poucos estão ajudando a mudar a história de nosso município. Sempre inspirados nesses doutores.

E gostaria de compartilhar com vocês leitores, que recentemente três de meus artigos foram selecionados pelo representante da ONG Caminhadas e Trilhas, o senhor João Madureira, e é claro com o apoio do Ministério Publico Estadual, para serem protocolados juntos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a criação de uma unidade de conservação em Cachoeiro, a APA Serra do Caramba. Fato esse, se vocês me permitem, me dá orgulho, o que  me motivou a escrever ainda mais. Pois com o advento dos especialistas de WhatsApp, muitos perderam o preciosíssimo hábito de ler.

E hoje sou um dos poucos colunistas de um veiculo de comunicação digital, no estado do Espírito Santo, que além de contar a História de nosso município, é o único que  faz um trabalho de conscientização e preservação do ambiente de montanha. Trabalho esse que em muito devo agradecer a todos meus professores, em especial aos meus professores de Português. Pois confesso que aprender gramática não e nada fácil, ainda mais quando você é novo, e pior mesmo, quando você acha  que não tem o dom. Mas depois que você começa a escrever , você começa a gostar e, quando menos percebe, descobre que  sempre teve esse dom, mas nunca soube procurar e de repente ele desperta.

 

Aos mestres com carinho

Logo agradeço muito a minha formação acadêmica, a todos os meus professores, em especial aos professores de Português, os meus grandes mestres , como a saudosa e muito amada  Ceneide, a minha querida professora Elça e igualmente queridas professoras Alerte, Conceição, Elialva Bedin e Carolina.

E hoje formado em História, e mais maduro, tenho que fazer  um agradecimento mais que especial a  minha amiga e professora de Português, Ana Cristina, que novamente voltou a me dar aulas (20 anos depois), só que dessa vez no curso de Direito da São Camilo, que com muito carinho e perseverança, procura inspirar seus alunos. Pois foi ela que com sua devoção à Língua Portuguesa e a difícil arte de ensinar, com grande profissionalismo me ensinou  a organizar minhas ideias, e a  passar todas elas para o papel, além de me ajudar a construir o conhecimento de forma sistemática, agradável e dinâmica.

Ela, meus amigos, com muita dedicação, me mostrou que cada um de nós possui um grande  potencial,  que podemos explorar para  transformar e criar a vida que desejamos, através da leitura, e sobretudo da escrita, pois com coesão e coerência , criamos pensamentos que nos levam a escrever uma vida virtuosa e ética.

 

Simplesmente obrigado

Obrigado a todos os meus professores e em especial ao meu amigo, o senhor Alessandro de Paula, Diretor do Jornal Dia a Dia, pela grande oportunidade.

E a você meu caro leitor, que me incentiva,  deixo uma dica. Fique menos tempo no WhatsApp e nas redes sociais, uma vez que elas contribuem para o processo de alienação. E leia mais, mas leia livros de qualidade, que você pode encontra-los de forma gratuita nas bibliotecas públicas de nossa cidade, como a Casa dos Braga, e principalmente escrevam. Mas escrevam muito, pois uma vez que você começa a inspiração aparece.

Transformem, meus amigos leitores, emoções em linhas e linhas em textos, e textos, meus caros, revolucionam o mundo. E o maior exemplo disso, são os textos do livro mais vendido e famoso de todos os tempos, a Bíblia.

Essa e minha singela homenagem;

Escrever muda o mundo. Mudem o de vocês. 

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais