seg 29/abril/2024 09:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ônibus, lojas e repartições públicas devem fixar cartazes contra importunação sexual

redacao
Redação Dia a Dia

Foi publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta sexta-feira (6) e já está em vigor a lei que determina a divulgação do crime de importunação sexual.

A partir desta lei, torna-se obrigatório a afixação de placas ou cartazes divulgando a tipificação do crime de importunação sexual.

As informações devem ser colocadas nos ônibus e terminais do transporte coletivo, em prédios e repartições públicas, e no comércio em geral. A lei é uma iniciativa da deputada Iriny Lopes (PT).

A lei determina ainda que conste no cartaz a mensagem: “Importunação sexual é crime – praticar ato libidinoso contra alguém (sem que a pessoa concorde) para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro é punido com pena de reclusão de um a cinco anos – artigo 215-a – Código Penal”.

Quem presenciar ou for vítima de importunação sexual pode denunciar à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), acionar a Guarda Municipal da sua cidade ou a Polícia Militar pelo 190.

A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, após vencido prazo para sua sanção pelo Poder Executivo.

Jéssica Grillo, coordenadora de Articulação Comunitária da União Cachoeirense de Mulheres (UCM), entende que a lei poderá possibilitar a prevenção do crime e encorajar mulheres que já foram importunadas a denunciar.

Elizângela Altoé, do Coletivo Vozes Femininas, acredita que a lei é necessária e oportuna, pois esse tipo de crime vem em constante crescimento nos últimos anos pela certeza da impunidade daqueles que o cometem.

“O formato da lei é bastante interessante, pois estará acessível a toda a população, e com isso ocorrerá um encorajamento da denúncia, tanto por parte da vítima quanto por parte daqueles que presenciam o crime, além de causar uma inibição do agressor”, pontua.

Ela entende que essa lei só foi possível por conta da presença feminina na política, com sua sensibilidade na luta por políticas públicas que venham ao encontro dos anseios das mulheres e que funcionem contra o sistema de opressão patriarcal que vivemos.

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

Leia mais