Quatro militares e duas cadelas do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) foram enviados para Recife para dar apoio na busca e salvamento de vítimas das chuvas que assolaram Pernambuco nos últimos dias.
Os militares e os cães saíram do Estado na noite desta segunda-feira (30) e a previsão é que eles iniciem a atuação nesta quarta-feira (1º).
Os militares capitão Marinho, sargento Adair, sargento Breno e cabo Vicentine fazem parte da equipe do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd).
Com as cadelas Case e Beck vão percorrer cerca de 2 mil quilômetros para levar reforço ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A equipe se deslocou com uma viatura e o canil móvel.
“Nos colocamos a postos, assim que tomamos conhecimento da proporção do desastre natural que assola Pernambuco. Com muita sensibilidade, o governador Renato Casagrande colocou nossas equipes à disposição e agora estamos a caminho para auxiliar no que for preciso”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira.
Os militares do Centro Especializado de Resposta a Desastres são especializados em salvamento em desastres, busca e resgate em estrutura colapsada. Integrantes do Cerd atuaram nos desastres de Brumadinho, Teresópolis e na Bahia, além do desabamento em Cristóvão Colombo, Vila Velha.
As cadelas Case e Back são treinadas para localizar vítimas vivas ou em óbito, que possam estar soterradas, em situações de desastre. As duas também já prestaram serviço em diversas ocorrências dentro e fora do Espírito Santo.