Mais de 7.500 pessoas fizeram o teste para detecção da Covid-19 no mês de junho em Cachoeiro. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Se comparado ao mês de maio, houve um aumento de 264%.
Diante desse crescimento, a Semus reforça orientações para realização do procedimento em caso de sintomas de síndromes gripais leves, como tosse, dor de garganta e febre baixa.
A recomendação é buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Nas situações que envolvam sintomas mais graves, como febre alta e dificuldades para respirar, o paciente deve se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), onde os testes também são realizados. Essas unidades funcionam durante 24 horas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a crescente procura pelos testes de diagnóstico da Covid-19 é reflexo do aumento de números de casos da doença no Espírito Santo.
É também em função das ocorrências de outras doenças típicas do inverno, como gripes e resfriados, que apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19, destaca Wingler.
Segundo ele, o período é o quando o número de ocorrências de síndromes gripais tende a aumentar, e que em casos de manifestação de sintomas, é muito importante que o paciente busque o teste para diagnosticar a Covid-19 e, em caso de resultado positivo, permaneça em isolamento, seguindo as orientações médicas.
“Além disso, é muito importante que a população mantenha os cuidados básicos contra a doença, como higienizar frequentemente as mãos, utilizar máscaras em ambientes fechados, manter o esquema vacinal atualizado e evitar aglomerações, sempre que possível”, destaca o secretário.