qui 9/maio/2024 11:22
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Férias: quando as autorizações de viagens para crianças e adolescentes são necessárias

redacao
Redação Dia a Dia

Crianças e adolescentes que precisarem viajar desacompanhados dos pais precisam de expressa autorização judicial para fazerem a viagem nacional ou internacional.

As regras para autorização de viagem de menores de idade, no âmbito do estado do Espírito Santo, estão dispostas no Ato Normativo Conjunto nº 10/2022.

Segundo a publicação, nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da Comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem esse documento autorizativo.

Contudo, a autorização judicial para viagens de criança ou adolescente menor de 16 anos dentro do território nacional não será exigida em alguns casos.

Entre eles, quando o menor estiver acompanhado de um dos genitores, parente até o terceiro grau ou por pessoa com mais de 18 anos, expressamente autorizada pelos pais, bem como o destino for uma cidade vizinha no mesmo estado ou na mesma região metropolitana.

Nos casos de viagem nacional, a criança poderá ser identificada por meio de documento de identidade ou certidão de nascimento original ou cópia autenticada, já o adolescente deverá ser identificado por meio de documento de identificação civil com foto.

Os documentos de autorizações dados por genitores ou responsáveis legais deverão discriminar o prazo de validade, caso não contenha essa informação, a autorização será considerada válida por dois anos.

Nas viagens internacionais, a criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar desacompanhada caso apresente passaporte válido no qual conste expressa autorização, conforme artigo 13, da Resolução 131/CNJ.

Excepcionalmente, quando necessária, a autorização judicial deverá ser requerida pelos pais ou responsáveis legais, mediante apresentação dos documentos listados no Ato Normativo nº 10/2022, sem a necessidade de representação por advogado.

gabriel-castelan-08-05-2024b

Gabriel Castelan vence etapa do Circuito Capixaba de Bodyboarding

Prodest

Concurso público do Prodest recebe mais de 1,2 mil inscrições

pajero-clonado-08-05-2024

Pajero clonado é interceptado em Cachoeiro após dona do carro original receber multa em SP

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Governo do ES recolhe doações para o Rio Grande do Sul. Veja como participar

governador-pesquisa-agropecuaria-08-05-2024

Governo do Estado lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária

agro-safra-de-graos2

Evento em Vargem Alta foca na inovação para impulsionar o agronegócio

medico-professor-08-05-2024

Conheça os dois candidatos que concorrem ao título de Cachoeirense Ausente 2024

acidente-br-101-atilio-vivacqua-07-05-2024

Acidente entre carro e carreta deixa dois mortos na BR 101 Sul

Leia mais