sex 19/dezembro/2025 08:30
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Vamos lutar por melhor distribuição de recursos, diz candidato Wanderley Moraes

Mais uma entrevista será publicada hoje na série de entrevistas do Jornal Dia a Dia com candidatos do Sul do Estado que disputam uma vaga à Câmara Federal. Já ouvimos os candidatos Diego Libardi, Norma Ayub, Renata Fiória, Flávia Cysne e Juninho Corrêa.

Agora vamos saber o que o vereador de Guaçuí, que cumpre o segundo mandato, Wanderley Moraes, tem a dizer.  ele tem resultados bastantes favoráveis nas urnas. Na primeira eleição, foi o segundo vereador mais votado. Já na segunda, foi o mais votado.

As perguntas são semelhantes e enviadas por escrito para os candidatos ou à sua assessoria. Ao final da entrevista, o candidato pode encaminhar um breve currículo.

Mais uma vez, com a palavra, um representante do sul do estado na disputa por uma vaga à Câmara Federal.

 

De que forma você acha que pode contribuir para o desenvolvimento regional?

O principal ponto é promover uma melhor distribuição dos recursos oriundos do governo federal. A destinação de emendas parlamentares é de grande relevância para que investimentos sejam feitos em infraestrutura, elaboração de projetos, aquisição de bens que contribuam para o desenvolvimento local e regional.

Hoje, a maior parte desses recursos estão centralizados nas regiões Norte e Metropolitana do Estado. Dados sobre o PIB capixaba de 2019, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves e do IBGE, mostraram que mais da metade das riquezas do Estado estão concentradas na Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Esses municípios foram responsáveis por 51,4% do PIB capixaba. Vitória chegou a ser considerada pela ONU como uma das melhores capitais para se viver, estando entre as cinco cidades brasileiras com o melhor IDH, 0,845.

O pior foi Divino de São Lourenço com 61,31. E o potencial dessa região para o turismo é fantástico. Isso demonstra a desproporcionalidade na forma que são alocados os recursos do Estado e do governo federal e que acabam por retardar o desenvolvimento do Sul do Estado. Nossa proposta é por em foco, dar destaque a esses municípios no intuito de trazer investimentos.

 

Qual o principal gargalo que impede o crescimento dos municípios das regiões sul, serrana, litoral e Caparaó?

O principal gargalo é o baixo investimento dos governos estadual e federal, com poucas ações políticas efetivas destinadas às necessidades da população dessas regiões. Isso interfere em todas as áreas, deixando a população desassistida tanto na saúde, quanto na educação, na infraestrutura e demais serviços públicos.

 

Eleito, como pode contribuir para resolver os problemas causados pelas carências na região?

Uma forma de ajudar a reverter a defasagem entre Norte e Sul, entre as regiões mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas, é promover uma política de proximidade com os representantes dos municípios.

Essa é a melhor forma de identificar as carências regionais. Uma vez identificadas as necessidades mais frementes da região, podemos traçar ações que norteiem os próximos passos. É com a união de esforços que se alcançam os objetivos comuns.

 

Por que acredita que merece o voto dos capixabas

Eu entrei para a política, inicialmente, para defender os interesses dos pacientes com câncer. Tinha cansado de ver como a má distribuição de recursos afetava a vida dessas pessoas. Decidi parar de reclamar e fazer alguma coisa.

Fui eleito para a Câmara Municipal de Guaçuí por duas vezes e, desde então, venho buscando parcerias através de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos para a Santa Casa e Pronto Socorro do município, verba de custeio, reformas, e parcerias para o programa de alta e média complexidade – PMAC, além de outras demandas, principalmente quanto à transparência dos investimentos e gastos públicos.

Tenho estudado e aprendido muito nestes últimos anos, e quero fazer mais pela minha região. Como deputado federal, o leque de possibilidades de atuação se agiganta, não só na saúde, mas agricultura e turismo, que são demandas importantíssimas. Pretendo assim, com as muitas oportunidades dentro do cenário nacional, promover o estado do Espírito Santo, principalmente a região do Caparaó.

 

Quem é Wanderley Moraes

-Wanderley Moraes foi militar por dez anos da tropa de elite paraquedista do Exército Brasileiro;

–  É Tecnólogo especialista em radioterapia há mais de 20 anos, atuando como coordenador técnico especialista do serviço de radio-oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim;

– É casado com Viviane Gouvea, pai de Thaynara, filho de Josino e Geralda Moraes, um lavrador e uma técnica de enfermagem. Faz questão de externar que são sua base, e de onde vem a coragem e a força para trabalhar e fazer sempre o melhor.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagramde-ricardo-18-12-25

Ricardo Ferraço é o nome do governo Casagrande para 2026

policia-civil-falsa-advogada-itapemirim-18-12-2025

Polícia Civil faz operação contra falsa advogada em Itapemirim

professor-sala-de-aula

Estado abre vagas de mestrado para docentes da educação técnica

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

Leia mais