seg 29/abril/2024 05:30
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ressaca: O que os sintomas representam

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

Gosto ruim na boca, dor de cabeça, náusea, indisposição, sonolência. Esses são os sintomas comuns da ressaca. Uma resposta do organismo que pode alertar para uma possível dependência, como explica o psiquiatra especialista em dependência química, Leonardo Moreira.

“A ressaca é uma resposta de um organismo que foi maltratado por uma agressão externa de uma substância que, no caso, é o álcool. Essa agressão a gente identifica a partir de níveis pequenos de consumo de álcool. Que na verdade, a ressaca é a síndrome de abstinência do álcool na sua forma leve”, explicou o especialista.

Ele lembra ainda que tanto a cerveja como qualquer outro tipo de bebida alcoólica pode ocasionar a ressaca. “Independente inclusive se mistura ou não. O que ocasiona a ressaca é uma dose maior do que o organismo é capaz de metabolizar”, alertou.

A taxa de metabolismo do álcool varia de organismo para organismo. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde o consumo é classificado como perigoso ou exagerado a partir de quatro doses ou mais em um período de duas horas.

Acontece que mesmo observando os níveis, a ressaca pode aparecer. E no afã de evitar a ressaca muitos recorrem a artimanhas e até mesmo a automedicação. Mas o especialista Leonardo Moreira explica que o resultado é ilusório.

“Na verdade, você pode mascarar os sintomas da agressão: a dor de cabeça, a náusea, ou a desidratação – a pessoa usa um isotônico – mas a agressão existiu. Você está tratando um machucado, mas está machucado”.

 

Riscos

O especialista alerta para os riscos que o álcool traz à saúde – independentemente da quantidade consumida.

Ele explica que inclusive o beber moderado já tem um risco – tanto de câncer – de alguns tipos de câncer – quanto de lesão no sistema nervoso central.

“Essa é a questão: é uma roleta russa e a gente não sabe qual é vulnerabilidade, a predisposição que eu tenho pra desenvolver ou um câncer de boca, ou de laringe, ou do estômago ou no intestino ou outro tipo de câncer”, comentou, ressaltando a seguir: “ou desenvolver uma lesão no meu cérebro, ou uma lesão no meu coração e desenvolver uma miocardiopatia alcoólica. Não dá para saber. E aí que vem o risco”.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais