O tribunal do júri condenou quatro pessoas pela morte do pedreiro Alexsandro Barbosa Nemi, 41 anos, assassinado com um tiro na nuca no dia 22 de março, no distrito de São José das Torres, em Mimoso do Sul.
A audiência ocorreu esta semana no fórum Desembargador O’Reilly de Souza, em Mimoso. Cinco pessoas foram levadas a julgamento, porém uma mulher que também estava no banco dos réus foi absolvida das acusações.
Dos quatro condenados, Roberto Garcia de Souza recebeu a pena maior, de 22 anos, dois meses e 22 dias em prisão.
Segundo os autos, o crime foi motivado por tráfico de drogas. Na sentença, a juíza Lara Carrera Arrabal Klein reforça que ele teria inserido “familiares e pessoas de seu convívio na prática delitiva”.
Afonso da Cruz Mota foi condenado a 11 anos e oito meses de reclusão. Zenildo Martins da Silva recebeu a pena de 18 anos, quatro meses e 15 dias de prisão. E Leidiane Garcia teve a pena fixada em 12 anos.
Em sua sentença, a juíza entendeu que o crime foi praticado com “emprego de meio cruel e que a vítima foi surpreendida, espancada no rosto, golpeada com objeto perfurocortante na região lombar e, por fim, alvejada por trás com um tiro próximo à nuca.”
Na audiência, a magistrada permitiu apenas a presença de pessoas envolvidas no processo, como promotor, réus, advogados e os jurados, uma vez que dois réus estariam com tuberculose, doença contagiosa.