ARTIGO: Jaqueline Bragio, doutora e mestre em Educação, enfermeira especialista em Saúde da Criança e Adolescente.
Os benefícios do brincar para o desenvolvimento infantil já vem sendo amplamente estudado mundialmente. As experiências com as brincadeiras possibilitam as crianças o desenvolvimento de capacidades importantes como a concentração, atenção, imaginação e criatividade, memória, além de desenvolver outras habilidades como afetividade, motricidade, inteligência e sociabilidade.
Esse período do distanciamento social, provocado pelo novo coronavírus, tem desafiado às famílias, uma vez que as brincadeiras nas ruas e em locais ao ar livre, como os parques e praças, estão restritos. Estimular (e propor) atividades de aprendizado usando o lúdico nos parece exigir muita criatividade e energia. Dessa forma, compratilhar ideias, vivências e sugestões de brincadeiras possíveis de serem realizadas em família parece ser uma maneira convidativa.
Vamos a algumas dicas?
1 Pintando com Gelo Colorido: escolha uma forma de gelo e coloque um pouco de tinta guache da cor desejada. Cubra o restante da forma com água corrente. Coloque no freezer por 50 minutos. Após esse tempo, retire e coloque um palito de picolé pressionando sobre o gelo já formado. Retorne ao freezer e deixe congelar por mais 3 horas. Tinta pronta! Agora é só colorir. Experimente usar as mãos e os pés da própria criança para criar lindos desenhos e colorir.
2 Labirinto de barbante sensorial: Usando o corredor da casa, você pode colocar barbantes de um lado ao outro da parede, de maneira a criar um labirinto. O objetivo é fazer a criança atravessar o labirinto evitando tocar no barbante. Para incrementar a brincadeira, você pode colocar no chão plástico bolha (aquele que usamos para embalar objetos frágeis). A criança, à medida que atravessa o labirinto, vai sentir o toque e o “estourar” das bolhas do plástico, possibilitando uma experiência diferente.
3 Desenhando com áreia: trabalhos manuais com areia são ótimas ferramentas sensoriais para o aprendizado. Experimente explorar na brincadeira personagens de preferência da criança para fazer a pintura.
4 Desenhando com as formas geométricas: experimente criar desenhos usando as formas geométricas. Recorte em tamanhos e cores diferentes, triangulos, quadrados, retângulos e círculos. Para fazer a mediação você pode apresentar a criança os modelos das figuras para serem recriadas.
5 Blocos ou tampinhas coloridos: Separe tampas de garrafas descartáveis em uma caixa. Se forem todos da mesma cor, você pode colorir algumas das tampas. Coloque as tampas misturadas. Separe recipientes com cores variadas e coloque em forma de círculo. Peça para criança identificar a cor correspondente de cada vasilha. Podemos usar como opção blocos de montar coloridos, ou brinquedos pequenos que permita a separação e pareamento das cores. Nessa brincadeira é possível ensinar a criança sobre diferenças e semelhança entre os objetos, além das percepções de formas, tamanho e cor.
Lembrando que as brincadeiras devem ser mediadas por um adulto que tem como função participar ativamente da brincadeira, apoiando e motivando a criança, além de oferecer instruções necessárias para facilitar a comunicação e interação durante o brincar.
Por fim, devemos ressaltar que as brincadeiras não podem provocar medo, raiva ou desconfiança. O Lúdico deve proporcionar momentos prazerosos, deve ser agradável e desejado pela criança.
Cada experiência será única, para isso ela precisar ser planejada e adequada de acordo com o perfil, motivação e preferências de cada criança.
Uma resposta
Quais os objetivos dessas atividades