dom 16/março/2025 22:27
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Boyhood: Da Infância à Juventude (Foto: Reprodução)

A vida já foi mais simples?

olivia-15-08-2023
Olivia Batista de Avelar
Boyhood: Da Infância à Juventude. Foto: Reprodução

A vida já foi mais simples? Quando éramos crianças, quando não existia a internet, quando a cidade não era tão violenta, quando não usávamos smartphones, quando o Cid Moreira ainda apresentava o Jornal Nacional?

Tantas vezes, a nossa incapacidade de lidarmos com a complexidade das relações no presente e com a fineza e efemeridade dos nossos sentimentos nos leva para uma nostalgia hipócrita – a de pensar em um passado canonizado, branco, puro e simples. O mau é moderno e complica as coisas.

Pensar uma vida simples evoca uma série de clichês batidos e cansados, além de velhos como o próprio arcadismo: a casa de sapê, os pés no chão, o distanciamento social, os orgânicos, as flores, um paraíso ingênuo e perdido prestes a ser re-alcançado pela bagatela de um par de chinelos de couro, uma saia rodada e uma bata indiana. Para aqueles que moram em casas/caixas de concreto urbano e não tem sequer um copo cheio de terra a simplicidade ligada à vida no campo é tão fácil de se atingir quanto um apartamento de cobertura ou um carro do ano.

Close up nos olhos de Olive. Plano aéreo de câmera sobre o pequeno Mason. A rotina de Paterson. Personagens que exalam humanidade e que nos deixam com a pequena suspeita de que, ao desligarmos a tela ao final do filme, continuarão, normalmente, suas vidas e seus dias. Tão cheios de vicissitudes quanto os nossos pequenos cotidianos: a aparentemente interminável sucessão de horas do dia pontuada por pequenos folguedos, rasos dramas, muita espera e – o que há de se fazer – muita normalidade.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

A simplicidade é simples. Não era mais real no passado. Não nos entala e atravanca a rotina com “jeitos de ser simples”, não nos exige cursos, lives, nove, doze, trinta ou quarenta passos, tal PDF ou aquela apostila. Somos nós que nos metemos guela abaixo, uma após outra, incontáveis maneiras de ser que não nos servem, não nos convêm, não nos preenchem e que não cabem no nosso orçamento.

Olhar para personagens irremediavelmente comuns e enxergar neles a nossa própria banalíssima, ordinária, costumeira e simples alma é um caminho são e singelo, porém excepcional.

Desentulhe-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 formas de fortalecer a gardênia e manter seu perfume intenso

4 formas de fortalecer a gardênia e manter seu perfume intenso

Fonte Histórica é resgatada em Guaçuí

Guaçuí resgata patrimônio histórico na praça da Matriz

CDL doa furadeira para secretaria de transito

CDL Cachoeiro doa furadeira de alto impacto para Secretaria de Segurança e Trânsito

Santa Jazz em Santa Teresa

Nova edição do festival de Jazz de Santa Teresa será em junho

Transporte escolar tem falhas em Cachoeiro

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar

Padre Reginaldo Manzotti na Festa da Penha

Show com Padre Reginaldo Mazotti encerrará Festa da Penha

BRK lança relatório de água

BRK disponibiliza relatório de qualidade da água de Cachoeiro

Lei Aldir Blanc-14-03-2025

Contemplados da Lei Aldir Blanc reclamam de atraso nos pagamentos em Cachoeiro

Leia mais