“A vida pede passagem”. Este é o tema de uma ação educativa que acontece hoje, 31 de janeiro, Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
Este feito educativo busca sensibilizar motoristas sobre os perigos e as consequências dos atropelamentos de animais nas estradas. A operação de Educação para o Trânsito acontecerá a partir das 9h, no posto da Polícia Rodoviária Federal de Viana/ES.
Esta tragédia silenciosa que, segundo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas, faz 475 milhões de vítimas por ano em todo o Brasil, ou seja, cerca de 17 animais atropelados por segundo.
Outro fato que não pode ser negligenciado é que, em decorrência da colisão com animais, muitas pessoas também perdem a vida.
O Centro de Educação Ambiental, RPPN Reluz, participará da ação integrada com a PRF, onde será realizada atividades de sensibilização e incentivo às boas práticas ao volante.
Durante a ação serão realizadas palestras informativas, cinema rodoviário, distribuição de folders alusivos à campanha e presentes especiais como livros de autores capixabas e mudas de árvores nativas, entre elas o Pau-Brasil e ipês de várias cores.
O Dia Nacional das RPPNs é uma oportunidade para unir forças em prol da conservação ambiental e da segurança viária.