ter 16/dezembro/2025 11:04
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Abertas mais 4.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça

Segunda fase do programa CNH Social foi anunciada pelo Detran. Saiba o que é preciso fazer para se inscrever e tirar o documento.
Foto: Alessandro de Paula

A segunda fase do programa CNH Social foi lançada nesta segunda-feira (28) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Ao todo serão 4.500 oportunidades para candidatos poderem tirar a Carteira Nacional de Habilitação. As inscrições já estão abertas.

As oportunidades são para candidatos à primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) e para a adição de categoria A ou B. O programa tem o objetivo de proporcionar formação e qualificação para condutores de veículos visando ao ingresso no mercado de trabalho.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site do Detran, até as 23h59 do dia 7 de outubro. Para isso, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 14 de agosto de 2020.

O candidato precisa ter 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Reserva de vagas

Serão reservadas 5% das vagas para as pessoas com deficiência, desde que a deficiência informada no cadastro não impeça a obtenção da CNH na forma da legislação de trânsito vigente. Todas as informações inseridas na inscrição pelo candidato devem conferir, precisamente, com as informações do Cadastro Único. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de outubro.

Segundo o Detran, no dia 16 de novembro será divulgada uma chamada única de suplentes no site do departamento. O objetivo é preencher as vagas remanescentes após desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de habilitação. No ano passado, 1,2 mil suplentes foram chamados nas duas fases do programa.

2ª fase do CNH Social 2020

Inscrições on-line: até 23h59 do dia 07/10

Resultado: dia 13/10, às 12h, no site do Detran-ES

Lista única de suplentes: 16/11, às 12h, no site do Detran|ES

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cachoeiro-natal-da-tina-

Palácio Bernardino Monteiro vira palco de espetáculo natalino em Cachoeiro

policia-tentativa-homicidio-cachoeiro-16-11-2025-

Suspeito é preso após tiros deixarem duas pessoas feridas na Beira Rio

indigena-awa-guaja

Brasil reconhece só 29 dos 115 povos indígenas isolados registrados no país

cultura-danca

Setor cultural gera 5,9 milhões de vagas e bate recorde em 2024, aponta IBGE

estupro-de-vulneravel-

Suspeito de estupro de criança, que está grávida, é preso em Muniz Freire

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

Leia mais