A 35ª edição da Cachoeiro Stone Fair teve início no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, reunindo cerca de 200 marcas expositoras que apresentam as mais recentes inovações em rochas, maquinários e insumos para o setor.
O evento, que é referência nacional e internacional, começou com uma cerimônia de abertura que celebrou décadas de sucesso.
A solenidade de abertura foi marcada pela execução do hino nacional pela camerata do Rochativa, o braço social do setor de rochas ornamentais, e contou com a presença de autoridades e personalidades importantes do setor.
Flávia Milaneze, Ceo da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira, enfatizou a importância estratégica do evento, que ao longo de 35 anos tem promovido a integração entre todos os segmentos da cadeia produtiva de rochas.
“A cada ano, buscamos incorporar inovações que atendam às demandas do mercado. Nesta edição, a expectativa é excelente para a realização de negócios, conexões e fortalecimento do setor,” destacou.
O presidente do Sindirochas, Ed Martins, relembrou a trajetória do setor e seu contínuo desenvolvimento. “Iniciamos com muito trabalho e garra, e hoje vemos a inovação e a tecnologia integradas à indústria”, disse.
Tales Machado, presidente do Centrorochas, destacou o crescimento global do setor e o compromisso com a sustentabilidade. “Em julho, registramos um crescimento de 8% nas exportações. Além disso, estamos nos tornando cada vez mais sustentáveis, ressaltou.
A importância econômica do setor de rochas naturais para o Espírito Santo foi um ponto central da cerimônia. Eduardo Dalla, vice-presidente da Findes, sublinhou que mais de 82% das exportações brasileiras de rochas vêm do estado.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor da Silva Coelho, destacou o impacto econômico do setor de rochas na região. “Cachoeiro possui uma força notável no setor de rochas. São mais de 600 empresas, gerando cerca de 6.000 empregos e movimentando a economia local”, afirmou.
O vice-governador, Ricardo Ferraço, também reforçou como o setor de pedras naturais é um dos principais arranjos da economia capixaba. “A trajetória da Cachoeiro Stone Fair reflete o sucesso dos nossos empreendedores, que desbravaram as montanhas e transformaram o setor de pedras naturais em uma referência nacional e global”.
Encerrando a solenidade, o governador Renato Casagrande destacou os investimentos estaduais que beneficiam o setor: “O setor de pedras naturais tem contribuído significativamente para o fortalecimento da nossa indústria. A transformação pela qual o setor está passando reflete o crescimento e desenvolvimento do Estado como um todo”.
Com um público estimado de 18 mil pessoas, a Cachoeiro Stone Fair segue até o dia 30 de agosto, reafirmando sua posição como um dos eventos mais importantes do setor de rochas ornamentais no Brasil e no mundo.