qui 25/abril/2024 03:55
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Abuso sexual representa 60% dos atendimentos no Conselho Tutelar de Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Há 49 anos Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que tinha oito anos, desapareceu quando voltava da escola e o seu corpo foi encontrado em 18 de maio, com marcas de violência e abuso sexual.

Por causa da sua morte desta forma, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Tantos anos depois, os casos de abusos contra crianças ainda são frequentes fora e dentro de casa, praticado por estranhos ou por familiares e conhecidos.

No Conselho Tutelar de Cachoeiro, os casos de violência sexual representam 60% dos casos atendidos, informa o coordenador da Regional II, Leandro Vieira.

Questionado se há omissão da família, especialmente das mães, Leandro diz que a omissão é da sociedade como um todo.

“Nem todo abuso é igual. Ele nem sempre ocorre pelo padrastro e pelo pai, nem sempre pelo tio. Os abusadores são várias figuras diferentes”, enfatiza.

O conselheiro entende que a omissão às vezes não vem da mãe, mas de um familiar ou vizinho que sabe e não tem coragem de denunciar. “Quem sabe e permite que essa violação aconteça está cometendo o mesmo crime do abusador”, enfatiza.

Segundo Leandro Vieira, no Conselho Tutelar todos trabalham pela conscientização das pessoas para denunciarem, não importa o contexto.

Existe um caso mais chocante que o outro quando o assunto é o abuso sexual de crianças e adolescentes? O conselheiro responde e é enfático.

“Para mim todos os casos são estarrecedores. Só o que difere de um caso para o outro é o tempo. Tem abusos que ocorrem por muitos anos e o adolescente passa por tudo isso sem falar nada. Mas num determinado momento o fato vem a tona”, frisa.

Se existe um conselho que sempre deixa aos pais e responsáveis pela crianças, é que prestem atenção na criança e saibam onde estão, com quem estão, o que estão fazendo ou jogando na internet.

“Diante de qualquer indício e situação relacionada a abusos contra crianças e adolescentes, não tenham medo, denunciem no disque 100, no Conselho Tutelar e na Polícia Militar. O número de pedófilos que aliciam menores pela internet é muito grande. então a gente apela para que toda a sociedade fique atenta”.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais