A Praia Central de Marataízes, um dos principais cartões-postais da cidade, ganhou um reforço verde nesta Semana da Árvore, com o plantio de 100 mudas de árvores.
A ação foi organizada pela ONG Caminhadas e Trilhas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com apoio da Unimed Sul Capixaba.
A iniciativa visa transformar a paisagem da praia, oferecendo mais sombra, ar puro e promovendo a biodiversidade na região.
Nesta sexta-feira (20), aconteceu o encerramento da programação com a participação de alunos da Escola Padre Otávio, que colaboraram no plantio e assistiram a palestras educativas sobre a importância da preservação ambiental e o papel fundamental das árvores.
Entre os palestrantes estavam representantes da Secretaria de Meio Ambiente, como o professor Rodrigo Marvila e o secretário Antônio Carlos (Tunicão), além dos membros da ONG Caminhadas e Trilhas, João Luiz, Carlos Alberto e Reynaldo Monteiro.
O projeto tem como principal objetivo trazer mais verde para a cidade, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável.
O plantio das 100 mudas faz parte do Projeto Florestas Urbanas – Marataízes, que é resultado de uma parceria entre a ONG e a Unimed Sul Capixaba, dentro do Edital Ciclo 2024/2026.
A proposta vai além do plantio na Praia Central, contemplando o incremento de árvores de restinga, a proteção das corujas-buraqueiras e a preservação da Matinha de Domingos Martins, também conhecida como Cinturão Verde.
A ação é a primeira etapa do Projeto de Arborização da Praia Central, que será desenvolvido ao longo dos próximos anos e está previsto para ser implementado pelo próximo gestor municipal.
Em Cachoeiro de Itapemirim, o Projeto Florestas Urbanas resultou no plantio de 380 mudas, muitas das quais já se transformaram em árvores frondosas. Agora, a meta é replicar esse sucesso em Marataízes, criando áreas verdes e revitalizando o espaço urbano.
Respostas de 11
Ação maravilhosa. Um anseio dos turistas e usuários da Praia Central de Marataizes.
Todos desejosos de árvores que produzam sombras e beleza .
Parabéns a todos os envolvidos na construção de um cidade voltada para movimentos ecologicos.
Brasil, seu futuro está nas mãos da Juventude com base em Deus, Pátria e FAMÍLIA
.
Parabéns! A restauração da flora é fauna é reconstituída assim. Belo projeto. Evita inclusive erosao. Abraços a todos envolvidos.
Se plantar tem que molhar só jogar as mudas no chão não adianta tem que cuidar
Seria bom TB que o prefeito olhasse a ocupação irregular dos passeios públicos e degraus nós mesmos. Em Marataízes o deficiente físico tem de andar no asfalto por falta de atitude da prefeitura e abuso dos comerciantes.
Me cinto Lisonjeada por esta iniciativa de nossos jovens, pois um lugar sem verde é um lugar sem vida, nossa praia central é tão linda e maravilhosa, parabéns a todos os envolvidos neste projeto e principalmente meu amigo Reynaldo Monteiro que incansavelmente vem trabalhando para proteção e preservação de nossas praias!!
Enquanto a praia central não tiver kiosks para atender o público, será uma praia morta, perde-se o glamour de sentar a beira da praia e pedir um coco gelado, uma água gelada, um petisco, ….
Precisa por eventos aos finais de semana na praça central o ano todo. Parceria público-privado. Barraquinha de artesanato. Ou seja, movimentar mais. O centro de Marataizes tá morto. Parece que o centro de Marataizes é na pracinha do Erivelto.
Concordo em ter atração na praça central, uma praça tão grande e vazia sem nenhuma atração.
Caramba que bacana, Marataízes praticamente não tem verde, como Carioca recentemente fixando residência nessa cidade maneírissima sinto muita falta pois morava em uma rua toda arborizada no Rio, tomara que esse projeto seja um sucesso. Parabéns!!!
Acredito que mudas de árvores terão dificuldades para crescer com a frequência do vento, na orla do Rio não vingou até que trasplantaram coqueiros adultos para as areias das Praias de Copacabana, Ipanema e Leblon ficaram lindas.