O trabalho infantil pode ser uma prática mais comum do que se imagina, mesmo sendo proibido no Brasil. E pode provocar a prisão dos pais ou dos responsáveis, assim como da pessoa que realizou a contratação da criança.
Para conscientizar a população sobre a importância de se combater o trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cachoeiro, vai realizar uma ação nesta quarta-feira (25).
O “Dia D: Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”, será realizado, de 9h às 16h, na Praça Jerônimo Monteiro, e contará com diversas parcerias, como o projeto social Vill’agindo: para ser feliz, Conselho tutelar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), dentre outros.
No evento, haverá orientação e distribuição de material educativo sobre a temática; agendamentos de demandas referentes aos atendimentos ofertados pelo Creas e atividades culturais.
Além disso, para as crianças que estiverem no local, haverá dinâmicas e atividades recreativas, como contação de histórias. Para os pequenos também serão distribuídos lanches.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social atua, diretamente, em residências, onde ocorrem violações de direitos, inclusive, referentes ao trabalho infantil.
O equipamento influencia, positivamente, na segurança e no bem-estar das crianças e adolescentes de Cachoeiro. No espaço, existe uma equipe específica para este trabalho de prevenção, enfrentamento e combate ao trabalho infantil.
“Este evento tem o intuito de fomentar a importância do combate e enfrentamento ao trabalho infantil. Infelizmente, há um aumento grande dessa situação e, por causa disso, entendemos a importância de convidar a sociedade para uma conscientização sobre essa temática tão urgente”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.